Skip to content

Com participação expressiva, 2º Encontro de Capacitação de Professores de Escola Bíblica é realizado na Convenção Noroeste Paulista

Com o tema “Pensando o Ensino”, 152 docentes participaram da programação na Primeira Igreja Adventista da Promessa de Votuporanga.

 

Com o propósito de elevar o padrão de qualidade e aprimorar o alcance do ensino ministrado nas Escolas Bíblicas locais da Convenção Noroeste Paulista, o Ministério de Ensino Regional realizou o 2º Encontro de Capacitação de Professores de Escola Bíblica, com o tema “Pensando o Ensino”. No sábado (25.10), 152 professores locais demonstraram o compromisso da região com o ensino bíblico-teológico durante o evento na Primeira Igreja Adventista da Promessa de Votuporanga.

 

De acordo com informações do Ministério de Ensino Regional, esta capacitação foi um marco no calendário da pasta, o que mostra o compromisso com o ensino metodológico. A presença expressiva de docentes, segundo o ministério, não apenas demonstra a força do corpo de professores regional, mas também a dedicação individual de cada professor em investir tempo e esforço pessoal na melhoria contínua de sua prática de ensino.

O superintendente regional, Pastor Osmar Pedro da Silva, reforçou que a Igreja Adventista da Promessa é comprometida com a Palavra e destacou a extrema relevância deste encontro para o avanço da missão na região.

 

Fornecer ferramentas pedagógicas

Mais do que uma simples reunião, o objetivo era fornecer ferramentas pedagógicas e insights estratégicos para que os professores pudessem transformar a transmissão da Palavra em um processo mais eficaz e relevante para a vida e a missão dos membros da igreja. O preletor convidado do 2º Encontro de Capacitação foi o vice-presidente da Convenção Geral, pastor Eleilton Freitas, que abordou as seguintes temáticas:

  1. “Andragogia” (A arte e a ciência de auxiliar adultos a aprender)
    A proposta visou elevar a eficácia do ensino e reconhece que a Escola Bíblica é, primariamente, um ambiente de ensino para adultos. Portanto, o objetivo não era apenas transmitir conteúdo, mas garantir que o conteúdo fosse assimilado e aplicado pelos alunos adultos.
    O treinamento buscou romper com uma mentalidade que frequentemente trata adultos como alunos passivos (Pedagogia), migrando para um modelo que respeita a experiência, autonomia e motivação do adulto (Andragogia). A proposta era gerar maior engajamento e retenção nas classes de Escola Bíblica.

  2. “O Ensino e a Missão”
    O tema explorou a relação profunda entre o ensino bíblico e o chamado missionário da Igreja, e posicionou a Escola Bíblica como um espaço estratégico que contribui significativamente para o cumprimento da missão.

A programação foi finalizada com um momento dedicado ao louvor e à oração a Deus — momento que reafirmou a dependência e a submissão ao Mestre divino. Foi notável a presença graciosa do Senhor, reconhecida e celebrada por todos, e que reforçou que o ensino, em sua essência, é um ato de adoração e serviço a Deus.

 

Edição: Agência Promessista de Comunicação (APC)
Com informações e fotos: Ministério de Ensino Noroeste Paulista

Notícias