Transformar a vida nisso gera muita ansiedade inútil
“Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós.” (I Pe 5:7)
A realidade humilhante do desemprego, a impotência da doença atroz, o assombro do acidente grave, tudo isso e muito mais tem o poder de abalar a estrutura psicológica e física de qualquer ser humano.
Ante tamanho estresse, a ansiedade pede licença pra morar na alma humana como uma porta interna aberta para outras patologias mais graves que tem seu habitat nas profundezas do ser.
Não por acaso a palavra de Deus determina de forma contundente que os seguidores de Jesus não devem viver ansiosos por nada, absolutamente nada. Isso porque Deus, que fez a estrutura do ser, sabe que a ansiedade enraizada, petrificada, cristalizada, adoece. Doença emocional e física. A pessoa envelhece rápido. A Bíblia Sagrada é categórica: a ansiedade é inútil! Não serve pra nada.
Demos atenção ao que Jesus ensina sobre isso: ele diz que o cristão ansioso é igual ao incrédulo que vive de um lado para o outro correndo somente atrás do que comer, beber e vestir (Mt 6:32). Transformam a vida em comida, bebida e roupa. Só isso. Que pobreza de espírito!
Como livrar-se da ansiedade? Resposta com o apóstolo Paulo: “Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças”. (Fp 4:6)
Na prática é assim: toda vez que algo desagradável acontece, antes que a preocupação se agigante na alma, leve-se a questão a Deus por meio de oração e ações de graças, ou seja, em vez de estresse oração, em vez de reclamação gratidão. Por que assim? Porque a oração junto com a gratidão faz a memória lembrar que Deus já fez grandes coisas no passado e isso diminui muito a pressão interna, levando a pessoa a orar e a estar tranquila.
E qual a obra final disso? Resposta, de novo, com o apóstolo Paulo: “e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.”
Pronto: a paz de Deus toma o lugar da ansiedade. Não é magnifico?
É por isso que Pedro manda: “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” E Jesus arremata: “Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura?” (Mt 6:27)
Que diz você diante disso? Só há uma coisa a fazer: oração e ações de graças a Deus. Já!
Pr. José Lima, segundo secretário da Convenção Geral