Skip to content

Dicas da Lição 03 — Criação, queda e redenção | A Igreja da Palavra

Para sua terceira aula da série “A Igreja da Palavra”, aplique as duas dinâmicas propostas e um vídeo sobre o significado de “redenção”. 

 

Dica 01
Recursos para estudo e aula

Confira os recursos disponíveis para a lição 01, como o PDF gratuito, material para divulgação, lição em áudio e slides para a aula: promessistas.org/lb357/

 

Dica 02

Dinâmica “Imagem de Deus”

Materiais: um espelho grande e pedaços de papel com as características da imagem de Deus.

Ser imagem de Deus significa que: 1) temos inteligência (Êx 31:3), vontade (2 Cr 15:15), consciência de nós mesmos (Ec 1:16), discernimento moral e afeto (Sl 41:4); 2) somos distintos do restante da criação (Gn 9:6); 3) somos representantes de Deus (Gn 1:26; 2:15); 4) revelamos a glória do nosso Criador (Sl 8:4,5).

Posicione o espelho em algum lugar da sala e, quando for explicar o assunto, peça que os alunos peguem os papéis, olhem no espelho e colem os papéis com as informações; faça isso até terminar os papéis. Assim, ao final, conclua: “Temos essas características, fomos criados à imagem e semelhança de Deus”.

 

Dica 03

Dinâmica: “Calçando os pares errados”

Convide quatro alunos (verifique antes o tamanho dos calçados) e peça para que na hora da aula, eles tentem calçar os sapatos dos colegas. Depois, pergunte: foi confortável? Os sapatos serviram bem? Foi fácil caminhar com eles?

Reflexão bíblica: explique que, assim como cada pessoa tem sapatos adequados aos próprios pés, Deus orientou o ser humano sobre o caminho que deveria seguir. Adão e Eva, porém, escolheram desobedecer ao Criador e seguir uma orientação contrária à dele.

A queda aconteceu em quatro etapas: Deram ouvido ao opositor de Deus (Gn 3:1). Distorceram o mandamento de Deus (Gn 3:2-3). Duvidaram da Palavra de Deus (Gn 3:4-5; 16-17). Desejaram desobedecer a Deus (Gn 3:6).

 

Conclusão: calçar os sapatos errados pode dificultar nossos passos. Da mesma forma, escolher um caminho contrário à orientação de Deus traz consequências. Adão e Eva fizeram essa escolha, e nós precisamos aprender com o erro deles. Pergunte à turma: “Quem está orientando os nossos passos: a Palavra de Deus ou outras vozes?”

 

Dica 04

 Vídeo sobre significado de resgate

Utilize o vídeo “Kopher = Resgate – Esta palavra descreve algo oferecido para poupar a vida de alguém.”, do canal Bíblia Project para mostrar como Deus utilizou a vida de Cristo para salvar a humanidade. Após a exibição, sugira a reflexão em classe do item 3  e aplicações, a partir das palavras-chave: graça, redenção e gratidão. 

 

 

Texto: Secretaria de Escola Bíblica

 

Notícias