Skip to content

Dia Internacional da família: Deus tem um plano para a sua casa

Nas Escrituras Sagradas, vemos a atuação do Senhor nas famílias e através delas, por isso, nesta data, 15 de maio, lembramos três destas verdades. 

 

Deus é um Deus de famílias. É claro que o Senhor observa e ama cada indivíduo, porém é uma realidade que, por instituir a família como um uma das principais células da sociedade, Ele tem um olhar especial para ela. Nas Escrituras Sagradas, percebe-se uma atuação do Senhor nas famílias e através delas, por isso, neste Dia Internacional da Família (15 de maio), lembramos algumas destas verdades. 

 

PRIMEIRA VERDADE: DEUS AMA AS FAMÍLIAS! 

Ele criou a primeira família (Adão e Eva) de forma perfeita e em um mundo sem pecado (Gn 2), para sua glória e para que vivessem em felicidade, e diante da queda, do pecado original desta família, Deus prometeu O Salvador, conforme seu plano eterno. O que foi confirmado pelo ‘Primeiro Evangelho’, em Gênesis 3:15: “Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela. Este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar.” (Gênesis 3:15 NAA)

O episódio ensina que a família é alvo do cuidado de Deus. Ele preparou o mundo e tudo que nele há para a humanidade, que deve desfrutar de tudo isto, de forma feliz e responsável; O texto também mostra que, mesmo não os tendo criado para o pecado, Ele traçou um plano na eternidade, de resgate, pela mesma família que caiu em pecado; por meio de um Descendente dela, que a Bíblia revela ser Jesus Cristo (Ap 12), viria o Salvador do mundo, para destruir as obras da antiga serpente, o diabo. (1 João 3:8)

 

SEGUNDA VERDADE: DEUS ABENÇOA AS FAMÍLIAS! 

Foto: Representação Abraão e os três anjos

Uma das mais belas histórias de famílias é a do patriarca Abraão e Sara. Uma família chamada da idolatria para a luz do Senhor. Na saga deste casal, permeada por pecados e transformação da parte de Deus, o Pai celestial os preparou para que cumprissem o propósito de trazer à sua linhagem, O Salvador do mundo. 

A eles o Senhor disse: E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.” (Gênesis 12:3). Além da vinda do Descendente Salvador, a promessa de Deus mostra seu interesse em alcançar as famílias de todos os lugares do mundo, de todas as nações da Terra (Gn 22:18). Por isso, compartilhe destas bênçãos com sua família, lembrando em momentos de devoção, que ela foi alcançada pela graça, por meio da bênção patriarcal, por meio da Promessa do Redentor que veio na encarnação de Jesus. 

 

TERCEIRA VERDADE: Deus muda histórias de famílias.

A encarnação de Cristo, tornou mais evidente o interesse de Deus em amar, abençoar e salvar as famílias. Nele, estava cumprido o ‘Primeiro Evangelho’ (Gn 3:15), e concretizada a promessa ao patriarca Abraão: O Descendente Salvador veio (Gn 12:3)! O alcance multiétnico, universal, abrangente é uma realidade, para todo aquele que nele crê.

Como aconteceu com o carcereiro, que ao ouvir o Evangelho quando Paulo foi preso em Filipos, levando-os para conhecer sua família, e ouvindo a Palavra,  creram no Evangelho. Não esqueça: Se você e seus familiares crerem em Jesus, como Salvador, saiba que você e sua casa serão transformados por Ele: … Creia no Senhor Jesus e você será salvo — você e toda a sua casa. (Atos 16:31 NAA)

Não esqueça: Deus tem um plano para as famílias, incluindo a sua! O plano de salvá-las do pecado, de abençoá-las com as bênçãos de Abraão, que mostra o amor de Deus pelas famílias, sua presença nos lares e seu cuidado, tanto nesta vida como na eternidade. 

Não deixe de ter momentos de culto domésticos, de abrir seu lar para Pequenos Grupos e de frequentar a igreja local com os seus. Neste 15 de maio, Dia Internacional da Família, é um bom dia para lembrar as famílias que o Pai Celestial se importa com cada uma delas. 

 

 

Por: APC Jornalismo. 

 

Notícias