Skip to content

Dicas da Lição 02 – Cuidando do jardim

Duas dinâmicas e um vídeo para sua aula na Escola Bíblica; confira 

 

Baixe os slides da Lição 2: SlidesLB350_Origens02

Dica um – Dinâmica: Como você vê o trabalho?

Para início de sua aula ou item 3, faça com seus alunos a dinâmica “Como você vê o trabalho?”. Vamos refletir sobre o papel de cada um, destacando pontos positivos e os desafios profissionais.

Material Necessário:

  • Papel
  • Canetas

 

Passo a Passo:

  1. Reflexão Individual (5 minutos): Distribua papel e caneta para cada aluno. Peça que reflitam e respondam com sinceridade as seguintes perguntas escritas em um cartaz ou nos slides:
  • O que você pensa do seu trabalho atualmente?
  • O que mais atrapalha o trabalho de ser bom e o que mais ajuda a ser adequado?
  • Você acredita que o que você faz glorifica a Deus, tanto quanto um culto que vai à igreja?
  1. Compartilhamento (5 minutos): Convide os participantes a compartilharem, voluntariamente, alguma resposta que sentiram ser significativa. Estimule um ambiente de respeito e acolhimento.

Após a reflexão, pontuo com a classe que o estudo 2 enfatiza que o trabalho foi uma atividade dada por Deus, antes do pecado. A lição irá tratar sobre isso; diga que ao longo da aula, pensem melhor nas suas atividades e em como responderam as questões. 

 

Dica dois – Vídeo: criação de Adão e Eva

Para o item 1, “A criação do ser humano”, você pode exibir um vídeo que retrata a criação de Adão e Eva e sua missão na Terra, com cenas da novela Gênesis, da Record. O vídeo destaca a beleza do jardim e ressalta a ação de Deus que, como um oleiro, criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança. Antes de exibir na sala, confira os melhores trechos para que não fique tão extenso a exibição: 

Criação de Adão (a partir de 7 minutos e 44s)

 

Criação de Eva (até 4min25s)

 

Dica três – Seus lugares favoritos

No item 2, que aborda a “morada do ser humano”, é ressaltado que o jardim do Éden era um lugar formidável, deleitoso e cultivável. Ao explicar as características desse local, peça que seus alunos citem os lugares que consideram mais belos, aconchegantes e encantadores, mesmo vivendo em um mundo caído.

Incentive-os a levar para aula, fotos dos lugares (peça previamente). Após as apresentações no dia do estudo, explique que a morada original do ser humano possuía uma beleza sem os problemas que enfrentamos hoje. O objetivo é que eles compreendam que, se conseguem ver beleza em um mundo marcado pela maldade e destruição, imaginem como era a terra antes da queda.

 

Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC) e Editora Promessa.

Notícias