Skip to content

Dicas da Lição 1 “A busca de sentido”

As dicas da Lição 1 ajudam você a dar uma aula mais dinâmica. Confira um vídeo de apresentação, uma dinâmica de ensino e um material de apoio.

Dica um | Vídeo de apresentação

Envie a seus alunos ou exiba na hora de sua aula, presencial ou virtual, o vídeo de apresentação da Lição Bíblica 335 – O Sentido da Vida: a mensagem de Eclesiastes e Cantares. Nele, o Pr. Genilson Soares da Silva, explica os contextos dos estudos para o trimestre. Diante do vídeo assistido, pergunte a sua classe: “Qual a expectativa com os estudos da série – o sentido da vida?”.

Acesse o vídeo na área das Lições: https://promessistas.org/licoes-biblicas/o-sentido-da-vida/ ou no canal da Igreja Adventista da Promessa no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=KOaiO9XAlos.

 

Dica dois | Dinâmica “bolha de sabão”

Você pode introduzir o conteúdo explicativo, com a dinâmica “bolha de sabão” para explicar o sentido da palavra “vaidade”, que aparece de maneira farta em todo o livro de Eclesiastes.

Material: Brinquedo “bolha de sabão” ou imagens impressas de bolhas de sabão ou no formato da bolha.

(Alerta: Evitar fazer a dinâmica presencial, já que em alguns casos, é necessário assoprar no objeto, ou fazê-la sem assoprar para fazer as bolhas, devido o risco de contaminação pelo novo coronavírus).

Execução: Ao começar a falar do assunto, da busca sentido da vida, pegue o brinquedo e solte as bolhas de sabão, ou as imagens e mostre à classe (imagem abaixo), e em seguida, diga que a palavra “vaidade” tem esse sentido: as bolhas estouram rápido, assim é a busca por sentido nas coisas erradas e não em Deus.

Ao final, cite o pensamento do teólogo Russel Shedd:

“Temática [do livro]. A vaidade das coisas terrenas e a inutilidade dos esforços humanos em se conseguir a felicidade verdadeira. A palavra ‘vaidade’ se encontra 37 vezes neste livro, referindo-se Salomão às coisas que se acham ‘debaixo do sol’; esta última expressão aparece 29 vezes. Comparação ‘vaidade’ com ‘bolha de sabão’: pode ser explicada como futilidade, inanidade, insignificância (Rm 8.20)”.

(Shedd, Russel P. Bíblia de Estudo Shedd. 2 ed. São Paulo: Vida Nova, p. 959).

Dica três | Material de apoio
Para ajudar no aprofundamento, as dicas trazem o material do Seminário Temático 2019. Baixe a exposição 1 – Tudo é vaidade – a Tese, feita pelo Pr. Kassio Passos Lopes, secretário da Editora promessa. Esse material corresponde aos capítulos 1 e 2 do livro, podendo ajudar na Lição 2.

Acesse o link e baixe a exposição: https://portalcetap.org/exposicao1st2019download/.

Notícias