Valorizem a igreja
Dicas
- Recurso pré-aula: Para facilitar a familiarização com o estudo, utilize o podcast da lição 01, acessando o link: http://portaliap.org/wp-content/uploads/2018/12/LB326_01.mp3
- Abertura: Antes de iniciar a sua aula, lembre-se que o estudo da Bíblia é uma atividade não apenas intelectual, mas, sobretudo, espiritual. Portanto, convoque a classe a orar em favor do estudo.
- Slides da lição: Baixe o slide da lição 01, acessando o link e utilize-o no desenvolvimento da sua aula.
Dinâmica
Inicie a aula perguntando quem, ao ser questionado sobre qual igreja frequenta, ou onde sua igreja está localizada, obteve as seguintes reações:
a) “Já passei lá em frente, mas nunca reparei que tinha uma igreja ali…”;
b) “Ah eu tenho um parente que é dessa igreja.” (Mas você percebe que a pessoa se refere a uma outra denominação);
c) “Nunca ouvi falar dessa igreja.”
Peça aos alunos para levantarem as mãos. Reflita com eles que a importância de uma igreja não está em sua placa, sua localização ou seu porte, mas sim no fato de ela ser estabelecida pelo Senhor e, por isso, deve ser valorizada. Prossiga então com o estudo.
Discussão em duplas: Peça aos alunos para se ajuntarem em duplas e discutirem a questão 2. Oriente que compartilhem entre si, situações em que encontraram dificuldades para falar de Jesus. Dê a eles, no máximo, 05 minutos. Em seguida, reflita com a classe algumas destas experiências.
Ilustração
Durante toda a aula mantenha um quebra-cabeças montado à vista dos alunos. Permita que uma peça esteja faltando no meio. Distribua para alguns alunos, peças de outros quebra-cabeças e escreva atrás de cada uma, diferentes nomes, como: dinheiro, poder político, fama, líderes de sucesso. Mas na peça que falta no quebra-cabeças, a única possível de ser encaixada, escreva o nome de Jesus Cristo. Na questão 5, peça que os alunos digam qual o nome da peça que têm em mãos e que tentem encaixá-la no quebra-cabeças. Deixe a peça correta por último. Com isso, diga aos alunos que as demais peças já encaixadas nos representam e que jamais estaremos completos sem Jesus Cristo. Ele é a peça insubstituível, que não podem faltar para que sejamos, de fato, sua Igreja.
O quebra-cabeça pode ser feito com papelão ou EVA. Para melhores instruções, acesse o link: http://artecoletiva.blogspot.com/2009/10/quebra-cabeca-de-papelao-e-revista.html