Confira quatro recursos para sua aula de sábado: trabalho em grupo, vídeo sobre o cerco de Jerusalém, imagem com ilustração para explicação de assunto da aula e pergunta para interação da classe.
DICA Um – Explore o capítulo em grupos (parte explicativa)
Divida a turma em dois grupos e dê cerca de 5 minutos para a leitura e explicação de Marcos 13, conforme apresentado no estudo da lição:
Grupo 1
- Parte 1: Predições sobre a destruição do templo (Mc 13:1-4)
- Parte 2: Predições sobre o princípio das dores (Mc 13:5-13)
Grupo 2
- Parte 3: Predições sobre a grande tribulação (Mc 13:14-23)
- Parte 4: Predições sobre a vinda de Cristo (Mc 13:24-37)
Sugestões de abordagem criativa: Oriente seus alunos a identificar imagens simbólicas no texto que podem ajudar na explicação do sermão profético. Algumas metáforas marcantes incluem:
- Princípio das dores: como uma mulher em trabalho de parto
- Figueira renovada: sinal dos tempos
- Porteiro vigilante: chamado à vigilância constante
Os alunos podem representar essas imagens com pequenas encenações, buscar ilustrações na internet ou até mesmo colher depoimentos (por exemplo, de mães falando sobre as contrações antes do parto) para enriquecer a compreensão do que Jesus quis transmitir com essas figuras.
Referência complementar: 1 Tessalonicenses 5:1-6 – Paulo também usa a metáfora do parto ao falar sobre o “Dia do Senhor” e a importância da vigilância.
DICA 2 – Vídeo: O cerco de Jerusalém pelos romanos (Item 1)
Sugerimos que o professor mostre aos alunos o vídeo do canal History, que retrata o contexto da destruição do templo de Jerusalém. Nos primeiros 2 minutos e 55 segundos, há informações ricas sobre o cerco à cidade e a brutalidade do ataque contra os judeus — exatamente como Jesus havia revelado em Seu sermão profético, registrado em Marcos 13.
Assista ao vídeo aqui:
Após a exibição em sala de aula ou pelo grupo da classe, pergunte aos alunos: De que forma as cenas do documentário os ajudam a imaginar a crueldade da destruição do templo em 70 d.C.?
E por que os discípulos associaram essa situação ao fim do mundo?
Referência bíblica sugerida:
- Marcos 13:1-2, 14-20 – Jesus profetiza a destruição do templo e descreve o sofrimento que viria.
- Mateus 24:3 – Os discípulos ligam o juízo sobre Jerusalém à vinda de Cristo e ao fim dos tempos.
DICA Três – Imagem “Sinais da Volta de Jesus”
Para ilustrar os acontecimentos preditos por Jesus, conforme descrito no item 2 (os princípios das dores), utilize a imagem explicativa que apresenta seis sinais baseados no sermão profético de Jesus. Você pode inserir essa imagem nos slides da aula, compartilhá-la no grupo da igreja ou da classe, ou ainda imprimi-la e distribuí-la aos alunos. Ela ajudará a tornar o conteúdo mais visual e compreensível, sendo útil ao longo de toda a aula.
DICA Quatro – Aplicação da Lição
Para aplicar a lição, você pode utilizar uma pergunta reflexiva: “Como podemos nos preparar para o encontro com Cristo?”
Peça aos alunos que compartilhem respostas práticas, mostrando como esse tema faz parte do dia a dia deles (inclusive, citando texto bíblicos que os motivam à esperança cristã). Após ouvirem as contribuições, ressalte que enfrentar o sofrimento com fé e manter uma postura de vigilância são algumas das formas de preparação para esse grande encontro.
Texto: Secretaria da Escola Bíblica.