Atenção, professores! Preparamos os seguintes recursos para sua aula: palavra-chave “hater”; vídeo “fariseus e saduceus” e a dinâmica do suco de lição e as oposições da fé.
Dica um – palavra-chave “hater”
Para ajudar a contextualizar os opositores de Jesus, use como palavra-chave o termo “hater”, uma palavra atual, de origem inglesa, associada ao verbo hate (odiar). O termo é usado para designar alguém que, geralmente nas redes sociais, ataca algo ou alguém por simplesmente nutrir ódio ou antipatia sem justificativa razoável.
Pensando nessa figura contemporânea, pergunte aos seus alunos: “O que é um hater?”. Em seguida, provoque uma reflexão: “Quem eram os haters na época de Jesus?”. Apoie-se, especialmente, no item 1, que destaca os conterrâneos, parentes e pessoas de sua própria casa como os primeiros a rejeitá-lo (cf. Marcos 6:4).
Dica dois – Vídeo: Fariseus e Saduceus
Mostre aos seus alunos quem eram os fariseus e os saduceus, e como esses grupos se opuseram a Jesus. O vídeo explica as diferenças entre eles, mas destaca como estavam “unidos” na oposição ao ministério de Cristo. Assista o vídeo aqui:
Dica três – Dinâmica: Suco de limão e as oposições fé (aplicação)
Prepare um suco de limão sem açúcar, divida-o em pequenos copos descartáveis e organize-os em uma bandeja. Distribua os copos aos alunos e oriente que esperem o seu comando para beberem todos juntos.
No momento da aplicação da lição, ao abordar o tema “as oposições devem ser enfrentadas com doçura”, autorize-os a tomar o suco. Em seguida, pergunte qual foi a sensação ao beber aquele suco azedo. Depois das respostas, aplique o ensinamento: “As oposições, os sofrimentos e as perseguições azedam a nossa caminhada, deixam um gosto amargo, mas fazem parte do discipulado de Cristo.”
Em seguida, repita a dinâmica com outra bandeja, agora contendo copos com suco de limão adoçado. Peça que tomem novamente e pergunte qual foi a sensação desta vez. Então conclua: “Assim também, a oposição por causa do Evangelho pode até vir com gosto azedo, mas se torna doce quando compreendemos que estamos fazendo a vontade de Deus.”
Cite 1 Pedro 4:16: “Mas, se sofrer como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus por esse nome.”
Texto: Secretaria de Escola Bíblica.