Skip to content

Dicas da lição 12: “Prepare sucessores"


1. Em primeiro lugar, baixe os slides desta lição. Siga este link para encontrá-los http://portaliap.org/licao-para-viver-bem-slides/ Veja também os comentários adicionais, no Portal IAP, e leve mais conteúdo para a sua sala de aula. Nos comentários, você encontrará os seguintes temas: “Deixando o posto”; “O líder Josué”; “Motivação para líderes”; “O dever de discipular” e “Moisés um servo exemplar”. Siga este link e você encontrará os comentários adicionais da lição: http://portaliap.org/para-viver-bem/.
2. Para falar sobre a necessidade de sucessores e o risco que corremos, como igreja, se não os prepararmos, mostre aos alunos esta reportagem exibida pelo Jornal da Globo: http://youtu.be/FjQGGC_JnN0. Você também pode mostrar esta outra reportagem http://www.laparola.com.br/igreja-por-fora-boteco-por-dentro, na qual você encontrará fotos de antigas igrejas na Europa que se tornaram bares. Leve os alunos a refletirem no perigo que existe de não se prepararem sucessores. Leve-os a pensar no risco que as igrejas no Brasil correm de se tornarem como as igrejas da Europa, daqui a alguns anos (isto é, se não se prepararem sucessores). Aplique esses recursos no primeiro item da lição bíblica.
3. Para ajudar a fixar o ensino do terceiro item da lição, converse com a classe sobre a eleição anual que ocorre para os departamentos e ministérios na igreja local. Reflita com eles sobre as dificuldades de se encontrar pessoas dispostas a servirem à comunidade cristã com seus dons, habilidades e aptidões pessoais. Muitos não se dispõe por que não foram preparados para isso. Faça os alunos entenderem que essa dificuldade decorre da falta de discipulado na igreja. No terceiro item, é destacado a maneira como se prepara sucessores. A igreja precisa praticar isso. Mostre que, enquanto a igreja não começar a preparar sucessores, teremos sempre a descontinuidade de ministérios em nossas igrejas locais.
4. Temos uma sugestão de atividade para o quarto item da lição. Faça o seguinte: Distribua aos alunos um pedaço de papel e uma caneta. Peça-lhes que escrevam quais são suas aptidões ou dons (aquilo em que julgam serem bons, ou então o ministério que desenvolvem na igreja, seja o de música, de ensino, de liderança etc.). Logo após, peça que escrevam o nome das pessoas de sua igreja local a quem estejam ensinando o que sabem. Muitos alunos constatarão que possuem dons e servem a igreja com eles, mas que não estão fazendo discípulos, não estão ensinando a outros aquilo que sabem. Faça-lhes uma proposta: que escrevam o nome de pessoas da igreja local a quem se comprometerão a ensinar aquilo que sabem. Dessa forma, faremos discípulos e teremos novos professores, líderes, músicos, pregadores, diretores etc.