Skip to content

DICAS DE LIÇÃO 6 – FAÇAM DISCÍPULOS: “O que significa discipular?"


1. Baixe os auxílios para sua aula: 1.1) Slides da lição no link:http://portaliap.org/2015/07/slides-licao-facam-discipulos/> com estes slides você torna sua aula mais interativa e dinâmica. Por isso não deixe de utilizá-los. 1.2) Comentários adicionais no link: http://portaliap.org/wp-content/uploads/2015/07/304-2013-Jul-Set_Comentarios-Adicionais.pdf> sempre trazem alguns detalhes que acrescentarão para o enriquecimento de sua aula. Nos comentários adicionais da lição 6, veja temas como: “Discipulado relacional:”; “Mais do que palavras”; “Discipulado, um artigo em falta na igreja contemporânea!”; “Discípulos “da boca pra fora”.
2. Antes de começar o estudo da lição, fazer um teatro utilizando uma “boneca” como se fosse um nenem. A “mãe” deverá fazer tudo o que não se deve fazer com um nenem, ou seja, pegar ele pela perna, deixar cair no chão, jogar na cama, sacudir com força, etc. Após deverá entrar uma pessoa representando uma mãe “mais experiente” e ensinar a jovem mãe como “cuidar” de seu nenem. Aplicação: um nenem sem cuidados corretos poderá não sobreviver, assim o novo convertido sem cuidados adequados poderá desistir.
3: Mutirão do discipulado. Após a introdução e a história de discípulo, ou ainda no desafio da semana, distribua numa folha de papel, algumas perguntas para usá-las numa entrevista com aqueles que já foram da igreja. Você pode perguntar sobre: “o que o afastou da igreja; e lhe deixar uma proposta de reaproximação”. Para saber quem ao decorrer dos anos deixou a igreja, verifique alguns cadastros antigos com a secretaria de igreja local, ou com alguém de sua comunidade cristã. Verifique porque tal pessoa desapareceu. Lance este desafio aos seus alunos e reúna algumas ideias de sugestões para propor uma reaproximação quando for visitar aquela pessoa que se desviou. Quem sabe isso será um recomeço para a implantação de um discipulado mais eficaz. Creia na direção que Deus dará a sua classe.
4. O vídeo que sugerimos nesta semana tem por título “Como fazer uma igreja crescer”, ele mostra que, existem vários caminhos para isso acontecer. Em estilo de animação, o vídeo nos transmite que o ensino da palavra é o melhor caminho para um crescimento sadio. Veja o vídeo aqui: http://www.youtube.com/watch?v=lii5vsT-qss