Skip to content

Dsa. Juliana Duque: “A igreja precisa enxergar a Pessoa com Deficiência como pessoa”

A afirmação foi feita durante o 1º Fórum de Inclusão Promessista (online), realizado neste sábado, 10. A líder da Secretaria de Inclusão conduziu o segundo momento do evento com o tema: “Os desafios na prática”.

“A igreja precisa enxergar a Pessoa com Deficiência como pessoa, e se desfazer de preconceitos”, essa foi uma das afirmações da Diretora da Secretaria de Inclusão, a Dsa. Juliana Duque José, durante o 1º Fórum de Inclusão Promessista (online – via Zoom), para inscritos, realizado neste sábado, 10. A líder conduziu o segundo momento do evento com o tema: “Os desafios na Prática”; a fala foi traduzida para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). 

Sua palavra buscou enfatizar a necessidade de se desfazer de preconceitos, relacionados a Pessoas com Deficiência (pcd), como: entender a deficiência como castigo divino, enxergar o pcd como um ser que não precisa de salvação, ou ainda, uma pessoa que deva ficar em casa. “Enquanto a inclusão social, prevê medidas de participação social das minorias, a inclusão na igreja vai além, está comprometida com a inclusão do pcd na igreja e a pregação do evangelho de forma acessível”, ressaltou Juliana. 

 

Com vistas a auxiliar uma mudança de comportamento, Dsa. Juliana elaborou um esquema em “3 dimensões” para ajudar a igreja, em como tornar mais “palpável” a Inclusão na vida comunitária de fé, dividido em: Informação, Ação e Transformação

 

Leia: Pr. Eleilton: “Igrejas podem ter acessibilidade, e não ter inclusão. A Pessoa com Deficiência, precisa se sentir parte” 

 

  1. Informação: Essa dimensão busca aproximar a igreja no tema das deficiências e síndromes, com a conscientização de conteúdos sobre a temática da Inclusão, na comunidade de fé. 
  2. Ação: Como o próprio nome diz, essa dimensão tem por objetivo mobilizar a participação de pcds nos cultos; a construção de rampas; a acessibilidade (Libras e áudio descrição no culto, por exemplo). 
  3. Transformação: é o resultado da junção das duas outras dimensões, resultando em uma espécie de ‘cultura da Inclusão’, quando o tema passa a fazer parte da vida da igreja, tanto conceitualmente e na prática. 

 

1º Fórum Promessista de Inclusão – O evento foi uma realização da Secretaria de Inclusão da Convenção Geral e suporte técnico da Agência Promessista de Comunicação (APC). Apresentado por Lilian Pimenta, colaboradora da SI, o Fórum foi realizado com número de inscritos limitado e período de inscrições divulgadas pela SI e Promessistas.org, para tratar de demandas da Inclusão para a igreja. 

 

Por: APC Jornalismo.

Notícias