Skip to content

Em dezembro, Igreja Adventista da Promessa comemora Dia da Inclusão Promessista

A data é comemorada no primeiro sábado de dezembro; no dia 10, a Secretaria de Inclusão promove o 1º Fórum de Inclusão Promessa. 

Oficialmente no calendário da Igreja Adventista da Promessa, desde 2020, comemora-se, no primeiro sábado de dezembro, o Dia da Inclusão Promessista (DIP). A data tem como objetivo refletir, conscientizar e atrair olhares para as Pessoas com Deficiência (pcds), que pertencem a denominação, e a causa da Inclusão como um todo, segundo a Secretaria de Inclusão da Convenção Geral (SI). Em 2022, a comemoração é com a primeira Semana de Oração, que se encerra neste sábado, 03, com um momento de oração durante as celebrações da manhã, nas igrejas locais. Além disso, no dia 10 (sábado), acontecerá o 1º Primeiro Fórum Promessista de Inclusão. 

“O Fórum é uma forma de entender melhor a Inclusão na igreja. No geral, as pessoas já têm esse conhecimento sobre o assunto. Então, a ideia do Fórum, é trazer o pessoal que tem esse interesse, pelo tema da Inclusão na igreja”, declarou a Dsa. Juliana Duque José, líder da SI. Com tema “Desafios da Inclusão na igreja”, o evento que será 100% online (Zoom), pretende desmistificar o assunto para os participantes. 

“Vamos mostrar que, a base de nosso olhar é o amor. Para se envolver com Inclusão, não é necessário saber de todas as deficiências, pois, é impossível; nosso objetivo, é dar um norte para que a pessoa vá em direção da pessoa com deficiência; a ideia é orientar em como se trata um pcd”, explica Juliana. 

 

No período de 14h30 até o pôr do sol, o Fórum terá em sua programação, com três temáticas principais: 1. Os desafios no Amor (Pr. Eleilton Freitas); 2. Os desafios na Prática (Dsa. Juliana Duque) e os 3. Desafios na Missão (Pr. Felipe José). Segundo Juliana, de forma panorâmica, essas palestras principais ajudarão numa reflexão mais próxima da Inclusão. “Como a gente vai e prega o evangelho para pessoas com deficiência, e faz discípulos? Se a pessoa tem autismo, se a pessoa é cega, se a pessoa não anda… a gente precisa se apropriar de algumas ferramentas para cumprir essa missão. Nem sempre precisamos fazer uma pós, para lidar com isso, mas muitas vezes, é ter disposição de conviver, além de outras ferramentas”

 

Mesa de Interativa

Além dessas ministrações principais, o 1º Fórum Promessista de Inclusão terá uma Mesa Interativa, em que o tema será: “Desafio no Discipulado de Surdos”, com a participação do Presbíterp Daniel Cruz (surdo), e dos intérpretes, Pr. Kelvin de Moraes e Ana Cláudia Reis. “Vamos repercutir na mesa a questão surda, que já acontece na igreja. Inclusive teremos a participação do Pb. Daniel, que é surdo. Vamos lançar um grupo de mentoria para líderes e pastores, liderado pelo Pr. Kelvin, que tem experiência na área”, contou a líder geral. 

 

3 anos de Secretaria de Inclusão 

A SI chega ao seu terceiro ano de vida, com muitas conquistas. Segundo sua diretora, a Secretaria Geral tem colhido bons frutos do trabalho de mobilização, que pela graça de Deus e ação do Espírito, tem se espalhado pela denominação. “As pessoas têm falado e buscado mais sobre Inclusão. Existe uma busca maior em relação às crianças; mas há também a consciência geral, que temos de pregar e acolher pessoas com deficiência. Isso tem começado a se espalhar pelas convenções e igrejas”, testemunha a Dsa.  Juliana. 

Na entrevista ao Promessistas.org, a líder da Secretaria revelou que não crentes e pessoas de outras denominações, irão participar do Fórum, e pontuou que a dimensão do trabalho da SI, com olhar para quem está de fora. 

“Nosso trabalho tem sido visado por gente de fora, até por pessoas do meio político. Temos até escritores, que estão escrevendo sobre o movimento de Inclusão, inspirados na Promessa, e que não pertencem a nossa denominação”, ressaltou. 

Juliana concluiu pontuando que a Inclusão, mais que um dia ou uma Secretaria, é tema de todos, de cada promessista. “Nosso desejo é inspirar um movimento orgânico, onde cada membro entenda o que é Inclusão. Não temos como fragmentar a Inclusão: ela envolve o bebê, a grávida, o homem, a mulher, o idoso, então, precisamos trabalhar de forma articulada, com todos os ministérios, e, compreender, que a Inclusão é um tema que faz parte de todos nós”

As inscrições para o 1º Fórum Promessista de Inclusão vão até este sábado, 10 de dezembro, por meio deste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSftL2OtrAKc1cd4FgvTot9DvZxvLZaksKYqZAxJUySK5PpSpg/viewform 

Serviço: 

1º Fórum Promessista de Inclusão 

Tema: “Desafios da Inclusão na Igreja”

Data: 10 de dezembro de 2022

Período: 14h30 até o pôr do sol

Local: On-line (Zoom)

Inscrição: Gratuita via link acima. 

 

Por: APC Jornalismo.

Notícias