O Pr. Cícero Alves e o Pr. João Leonardo Junior, concluíram o curso de mestrado com ênfase em Exposição Bíblica e Práxis da Missão.
O Centro de Estudos Teológicos Adventista da Promessa (CETAP) diplomou seus dois primeiros mestres: o superintendente da Convenção Paulistana, Pr. Cícero Alves, e o vice-superintendente da Convenção Oeste Paulista, Pr. João Leonardo Junior, concluíram o curso de mestrado com ênfase em Exposição Bíblica e Práxis da Missão. O momento especial foi realizado no sábado, 23 de novembro, durante a Junta Geral Deliberativa (JGD), em Aracaju (SE).
A formação foi aprovada pela JGD em 2021 e teve início em 2022, finalizando em maio de 2024. O curso foi realizado de forma híbrida, com aulas presenciais no Espaço Promessa, em Cosmópolis (SP), a cada seis meses, e exigiu a produção de uma dissertação, que passava por bancas de qualificação e defesa. Cerca de 20 alunos chegaram à etapa final, e estão finalizando seus trabalhos.
Para o Diretor da Associação de Ensino Adventista da Promessa (AECAP) e do Centro de Estudos Teológicos Adventista da Promessa (CETAP), Pastor Roberto Junior Helfstein, o mestrado marca uma nova era para a instituição. “É um marco histórico. Ele demonstra que o CETAP pode ir além do bacharelado. Ele inaugura um novo momento para a instituição. A igreja começa a ter, em seu rol, professores mais qualificados. Esse passo a passo nos faz avançar para uma reflexão maior”, afirmou. Helfstein também destacou que o curso contribui para a expansão da educação teológica e para futuros reconhecimentos acadêmicos. “Pretendemos buscar o reconhecimento do MEC para o bacharelado e criar novos cursos e programas de pós-graduação”, acrescentou.
DISCIPULADO NA PRÁTICA
Os dois primeiros mestres da igreja pelo CETAP expressaram sua alegria ao portal Promessistas.org. O Pr. Cícero Alves ressaltou como o mestrado se conecta com suas demandas ministeriais. “O mestrado representa para mim uma oportunidade excelente, realizadora e capacitadora para que eu possa, além de me realizar, servir ao público que o dono da missão me confiar”, afirmou. Ele também explicou a escolha de seu tema de dissertação, centrado no discipulado. “Entendo ser bastante relevante para o meu ministério, bem como para dar continuidade na formação de liderança para os dias subsequentes na obra do nosso Deus.”
Notícias relacionadas:
Em sessão da manhã, Junta Geral Deliberativa reflete sobre a missão da Igreja
O pastor também destacou os benefícios práticos da formação para sua igreja local. “A igreja onde pastoreio, ao longo do curso, já desfrutou e está desfrutando do discipulado. Nosso objetivo não foi só adquirir conhecimento, mas praticá-lo no dia a dia da missão. Agradeço a Deus e à coordenação do curso por essa oportunidade. Recomendo a todos que puderem ingressar e se aplicarem, pois é de grande proveito”, afirmou.
REFORÇO PARA MISSÃO DE DEUS
O Pr. João Leonardo Junior elogiou o esforço do CETAP em fortalecer o conhecimento na Igreja Adventista da Promessa ao longo de sua história. “Tive a oportunidade de fazer uma imersão teológica e missiológica extraordinária. Foram 800 horas de muito conteúdo, reflexão, pesquisas, leituras, relatórios e, sobretudo, conhecimento e experiências missionárias profundas recebidas em sala de aula de grandes mestres e doutores!”, declarou. Ele enfatizou o impacto prático do curso. “Tudo isso, aliado à práxis diária da missão, revestiu-me de uma consciência ainda maior sobre a urgência do cumprimento da gloriosa missão de Deus! Agradeço muitíssimo ao Senhor da Igreja e a todos os diretores, professores e colaboradores que direta ou indiretamente atuaram para a realização desse estratégico e oportuno programa acadêmico. A Jesus, toda a glória e louvor!”
O Pastor Elielton Freitas, Vice-Presidente da Convenção Geral e um dos professores do curso, avaliou que a proposta do mestrado foi cumprida. “Desejávamos, lá atrás, ter na denominação gente desse nível produzindo conteúdo. As duas dissertações foram muito boas e ficarão à disposição dos alunos do CETAP na biblioteca para consulta”, destacou.
Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC)