Você já precisou andar de cadeira de rodas? Se não, quem sabe, um dia, pelas circunstâncias, poderá usá-la.
Dias desses, um irmão da igreja sofreu um acidente. Fiquei observando ele, que até então não precisava de uma cadeira de rodas, mas agora, devido ao acidente que prejudicou sua locomoção a pé e por conta de uma cirurgia, passou a necessitar de uma cadeira. Ou seja, as circunstâncias o obrigaram a essa necessidade.
Você já precisou andar de cadeira de rodas? Se não, quem sabe, um dia, pelas circunstâncias, poderá usá-la.
Saí de Cuiabá, Mato Grosso, e fui até a Argentina. Passei por algumas Igrejas Adventistas da Promessa. Cruzei os estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul de carro. Fiquei feliz quando cheguei a uma Igreja da Promessa e lá havia uma cadeira de rodas. Sim, feliz, porque, se algum visitante ou idoso precisasse, por alguma circunstância alheia à sua vontade, no âmbito da locomoção física, naquele templo encontraria uma cadeira para ajudá-lo.
Poderia recorrer à proteção dos Direitos Humanos, pois ela normatiza, no âmbito internacional, o que tange ao direito à igualdade, ao direito à acessibilidade, ao direito à mobilidade, ou seja, a ter uma cadeira de rodas em um ambiente coletivo, mas prefiro recorrer à consciência, pois só ela poderá mostrar a empatia (capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa, compreendendo seus sentimentos, vontades e ações). Daí a importância de se ter uma cadeira de rodas em nossas comunidades.
Diáconos e Diaconisas ficariam felizes de ter uma cadeira de rodas para auxiliá-los naqueles momentos mais difíceis, por exemplo, quando alguém passa mal na igreja, para socorrer a pessoa idosa ou com deficiência.
Por meio deste pequeno exemplo, entenderam a importância de se ter uma cadeira de rodas em cada Igreja Adventista da Promessa? Isso é inclusão, isso é praticar o serviço cristão ao próximo, além de ser uma questão humanitária.
Assim, faço novamente a pergunta do título deste artigo: há cadeiras de rodas onde você congrega?
Pr. Luciano Souza de Arruda | Teólogo, Advogado, Filósofo, Mestrando em Teologia, colaborador da Secretaria de Inclusão da Convenção Geral.