O Pr. Kennedy de Matos explicou a relação dos cristãos com as autoridades constituídas.
O Pr. Kennedy de Matos esclareceu a relação dos cristãos com as autoridades constituídas durante o episódio “Lidando com as Autoridades” do programa Evangelho em Foco, da TV Viva Promessa. Neste episódio, o pastor abordou o texto de Romanos 13:1-7, onde o apóstolo Paulo oferece diretrizes sobre a submissão às autoridades.
O que diz Romanos 13:1-7?
“1 Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. 2 De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação. 3 Porque os magistrados não são para temor, quando se faz o bem, e sim quando se faz o mal. Queres tu não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela, 4 visto que a autoridade é ministro de Deus para teu bem. Entretanto, se fizeres o mal, teme; porque não é sem motivo que ela traz a espada; pois é ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal. 5 É necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência. 6 Por esse motivo, também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo, constantemente, a este serviço. 7 Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra.
Durante a pregação, o Pr. Kennedy destacou princípios fundamentais que os cristãos devem seguir ao se relacionarem com as autoridades constituídas, sempre sob a soberania de Cristo.
Obediência às Autoridades
O pastor sublinhou que a submissão às autoridades é um mandamento de Deus, instituídas pelo próprio Criador. “Submeter-se à autoridade está ligado à obediência, desde que ela promova o bem e a justiça”, afirmou. Matos explicou que as autoridades estão a serviço de Deus para o bem da sociedade. “Quando os governantes cumprem seu papel, estão realizando uma responsabilidade divina. A autoridade deve servir ao cidadão porque, ao fazê-lo, está servindo a Deus“, ressaltou.
ORAR PELAS AUTORIDADES
Mesmo que não se concorde com os líderes eleitos, o pastor aconselhou os cristãos a orarem para que a Igreja não seja impedida de cumprir sua missão e para que haja paz. Segundo ele, mesmo com uma consciência crítica, o cristão deve interceder pelas autoridades, conforme orientado em 1 Timóteo 2:1-2.
Punição do Mal
Com base no texto de Romanos, o Pr. Kennedy destacou que as autoridades não só devem promover o bem, mas também são um instrumento de Deus para exercer a justiça, punindo o mal. “Aqueles que obedecem às leis não precisam temer as punições, pois estão cumprindo o seu dever”, comentou o pastor.
PRESTAÇÃO DE CONTAS
O pastor também lembrou que as autoridades que não cumprem seu papel devem ser denunciadas e criticadas, mas ressaltou que elas também prestarão contas a Deus (2 Co 5:10), a “Autoridade das autoridades”. “Não existe ninguém que não tenha a quem prestar contas”, enfatizou o apresentador. Segundo a mensagem, as autoridades devem dar retorno aos cidadãos pelos impostos pagos, e injustiças devem ser denunciadas por meios legais, como o voto. “Toda injustiça será punida por Deus”, reforçou.
Sobre o programa
O Evangelho em Foco é transmitido todas as terças-feiras, às 20h, pela TV Viva Promessa. O programa pode ser assistido no canal do YouTube TV Viva Promessa.
Texto: APC Jornalismo.