Skip to content

O Guerreiro

Embora seus inimigos se multipliquem aos milhões, ele continua vencendo tudo e todos

Ele é velho. Multidões o conhecem, o respeitam, o admiram. Nas lições é um guerreiro incomparável, muitas vezes indecifrável. Nas estratégias é sempre sábio. Nas batalhas, corajoso. É velho, mas não foge à luta. Nunca aparenta fraqueza. Antecipa-se a ataques e resiste com honra.
Ele é novo. A moçada o admira. Tem pinta de herói. Tem sempre uma saída, uma solução, uma surpresa. É um guerreiro com músculos fortes, destemidos, irresistíveis. Não se deixa influenciar por modismos, mas com suas virtudes, mantém-se sempre na moda.
Chega a ser assustador, no mundo de hoje, embora ele continue um guerreiro, digamos, solitário, seus inimigos multiplicam-se aos milhões. São inimigos poderosos, com recursos e estratégias que dão sempre a impressão que irão vencer o guerreiro.
Quando falo milhões, é exatamente o que quero dizer. Não é exagero, é real. Vários exércitos, de todas as nacionalidades, equipam soldados para combater o guerreiro. Cada um tenta atacar um ângulo, uma característica do guerreiro. Às  vezes, tem-se a sensação de que o guerreiro está sem forças, intimidado, abatido, nocauteado, fora de combate. Que nada! A cada novo e sistemático ataque o guerreiro levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima, literalmente.
Lembra de Davi enfrentando Golias? Pois é, o guerreiro do qual falo enfrenta milhões de Golias todos os dias. E derruba um a um. Lógico, assim como Golias, estes soldados inimigos, enquanto não recebem uma pedrada certeira na testa, ficam contando vantagens filosóficas, sociológicas, psicológicas, teológicas. Atitudes típicas de orgulhosos que não sabem perder. Mas não importa, o que importa é que apesar da violência dos ataques que não param, o guerreiro segue vencendo.
Sua vitória não é solitária. Embora um só, o guerreiro ajuda outros a também vencerem. Muitos têm aprendido táticas de guerrilha, estratégias de ataque, sistemas de defesa, rotas de fuga, mapas detalhados, enfim, muitos têm assimilado com o guerreiro maneiras de lutarem e vencerem suas próprias batalhas.
Os inimigos, claro, não desistem. Como disse, são milhões que não param de se multiplicar revelando uma variedade de ataques que chega a surpreender, a nós, não ao guerreiro. O guerreiro nunca é surpreendido. Quando se pensa que ele não vai conseguir, que não haverá escapatória, lá está ele! Mais vivo, forte e renovado que nunca.
Afinal, quem é o guerreiro? Simples, ele é o Livro. O Livro que chamamos de Bíblia. O Livro que se organiza em velho e novo testamentos, e que juntos formam o texto chamado Palavra de Deus.
Pense por um instante nos inimigos do Livro. Entre em qualquer Saraiva da vida e se espante! Ateus, místicos, gurus, palpiteiros, ativistas, políticos, artistas, enfim, tem gente de todo tipo escrevendo contra o Livro, tentando desqualificar o texto revelado a nós pelo Espírito Santo.
Abra os jornais, folheie as revistas, navegue pela rede mundial, textos atacando o Livro não faltam. Acompanhe entrevistas, programas e documentários onde estudiosos da alta crítica querem provar através de suas teses que o Livro é apenas um amontoado bem organizado de tradições, citações gregas, costumes hebreus, leis judaicas e nada mais. Assista filmes, novelas, teatros, shows musicais e perceba nos conteúdos os conceitos ridicularizadores a respeito do Livro. E tudo isso só no tempo presente.
São bilhões de inimigos atuais. Mas para o guerreiro, a Bíblia Sagrada, tais inimigos não são novos e muito menos surpreendem. No decorrer dos séculos e dos milênios o Livro tem sido impiedosamente atacado, perseguido, zombado, incendiado, massacrado. No entanto, em cada geração, os exércitos que o atacaram foram subjugados e derrotados, seus generais, presidentes, imperadores e reis passaram. Mas o guerreiro continua vencendo tudo e todos. Chegam novas tendências, modas, modernidades, filosofias, códigos morais, e chegam querendo mudar tudo, tentando enfiar novas crenças e novos valores goela abaixo.
O guerreiro porém, não muda. Sua palavra permanece firme, sempre fiel aos fiéis, luz para o caminhante, alimento para o cansado, refrigério para o sedento, poderosa para os que têm fé. Neste guerreiro, o Livro do Senhor, podemos confiar, está tudo escrito e prometido, e Ele, o autor do Livro e protetor deste guerreiro, é poderoso para tudo cumprir.
Pr. Edmilson Mendes congrega na IAP em Pq. Itália (Campinas, SP) e integra a equipe do Departamento Ministerial – Convenção Geral.
 

Notícias