Skip to content

O que fazer com as Lições Bíblicas quando o trimestre acaba?

Quatro dicas para “reaproveitar” as revistas da Escola Bíblica 

As Lições Bíblicas, são sem dúvida, grande fonte de conhecimento. A cada trimestre (no caso da lição de jovens e adultos), mergulhamos num assunto bíblico, que nos serve, tanto de aprofundamento bíblico quanto de direção prática. Mas, passando os períodos de estudos, podemos nos perguntar: “O que fazer com as Lições Bíblicas quando o trimestre acaba?”. Propomos algumas dicas de como utilizar cada revista da Escola Bíblica quando acaba o período de estudo delas: 

  1. Repasse para quem não conhece o assunto.

Uma boa maneira de reutilizar as revistas da Escola Bíblica, é repassar para quem não pode estudar os assuntos no templo, manifesta curiosidade por algum tema bíblico, ou ainda, precisa ser evangelizado. Vários títulos de nossas lições, podem ser compartilhadas até mesmo com quem não conhece o Evangelho. 

Por exemplo: uma lição para esse tempo de pandemia, que pode auxiliar na compreensão melhor da vida, é a série “O sentido da vida”, que fundamentou sua reflexão em Eclesiastes e Cantares; para quem se sente sozinho, a série que estudou o evangelho de Mateus, é uma boa forma de dizer: “Deus conosco“, em momentos de solidão; quem precisa responder questões difíceis da fé cristã ou tirar dúvidas pessoais, as Lições, “Respostas bíblicas a perguntas difíceis”, ajuda numa compreensão melhor de dúvidas difíceis. 

  1. Use como um comentário da Bíblia. 

Mas, se você deseja ficar com seu exemplar trimestral de estudos, pode usá-los como comentários bíblicos. Há alguns anos, o Ministério de Ensino da Convenção Geral das Igrejas Adventista da Promessa, vem produzindo uma grade curricular, que tem publicado estudos dos vários livros da Bíblia. Já estudamos, por exemplo, “Atos”, “Juízes”, “Romanos”, “1 e 2 Coríntios”, “Apocalipse”, “Daniel” e vamos começar a estudar “Colossenses e Filemon”, na série “Firmados em Cristo”.  

Embora os estudos não comentem todos os versículos, em muitos deles, podemos encontrar a explicação de um versículo ou capítulo, que é “chave” no capítulo ou livro; ou o seu contexto, nos ajuda a entender melhor a Palavra de Deus. Assim, as séries de lições servem para termos o entendimento da Igreja Adventista da Promessa sobre os livros da Bíblia e o significado dos vários textos das escrituras.

  1. Transforme as lições em série de mensagens ou estudo de PG.

A terceira dica, é que os estudos das Lições Bíblicas, podem ser transformados em séries de mensagens e/ou estudos para Pequeno Grupo (PG). No caso das mensagens, é possível deixar mais detalhada a parte explicativa, e contextualizar de maneira mais local a parte aplicativa. Até porque, basicamente, os estudos são feitos em estilo de sermão expositivo.

Se tratando do PG, os estudos podem destacar os pontos principais das explicações, pois aplicação sem contexto cria prática errada. Nestes estudos, pode-se utilizar as aplicações que refletem mais a realidade local dos participantes do encontro. Estudos como “Quero Mudar”, “Academia espiritual”, “Um só povo”, entre outros, são bem práticos para as reuniões.

  1. Colecione as revistas para consultas futuras.

Por último, se você gosta de colecionar  as revistas da Escola Bíblica, isso também é uma ótima escolha e dica a seguir. As lições são peças históricas, e que trazem o pensamento teológico do promessismo. Vale também, como uma oportunidade futura para consultas quando for pregar, fazer trabalhos teológicos e/ou ministrar estudos, além é claro, de lembrar de estudos marcantes para sua vida cristã. 

Por: Ministério de Comunicação

 

Notícias