Skip to content

Sábado

Lembrete divino, esquecimento humano
Houve uma época na qual as autoridades inglesas exigiam que os que recebiam seus vencimentos de auxílio por desemprego tinham de comparecer cada vez num dia e horário diferentes,como prova de que não assumiriam outros compromissos. Da mesma forma, estar sempre disponível para a obra de Deus, no seu dia do descanso marcado, é um sinal de que o homem não se deixou iludir pelos prazeres e ambições do mundo, tais como, usar este dia para passeios, para horas extras de serviço ou para tagarelices vãs entre os familiares e os vizinhos (Ezequiel 20:12 e 20).
“Lembra-te do sábado para o santificar…” (Ex. 20:8-11). Esta palavra, dita pelo Deus Santo, ecoa hoje ainda aos nossos ouvidos para nos lembrar, pois somente uma pessoa santa pode observar um dia santo. Somente alguém que é totalmente voltado para Deus pode guardar um dia santo. Uma Igreja Santa Proclamando o Deus Santo deve guardar o sábado, santo dia, separado, abençoado e santificado pelo nosso Criador.
Cada cristão participante desta Igreja deve reunir a sua família no pôr-do-sol da sexta-feira, cantar hinos de louvores a Deus, ler a Bíblia e orar, recebendo assim, o sábado bíblico em sua casa. A televisão deve ser desligada (se for ligada, assista a programas evangélicos edificantes ou DVDs alusivos ao Evangelho, acostume seus filhos desde pequenos a terem os hábitos de Jesus e do Apóstolo Paulo, conforme Lucas 4: 16 e Atos 17:2). Tudo deve girar em torno da gratidão, de corações agradecidos a Deus por mais uma semana finda, e pelo dia que lhe é dedicado. A lição bíblica deve ser revisada, a Bíblia deve ser lida e esforços devem ser empreendidos para uma boa noite de sono, tranqüila e reparadora, para que, na manhã seguinte, cheguemos em tempo hábil para participarmos do estudo e da reflexão da Palavra de Deus.
O Senhor Jesus foi um aluno aplicado da escola bíblica Sabatina (Lucas 4.16 e Salmos 40.8). Os discípulos deram continuidade (Atos 13:14-15). Precisamos hoje dar prosseguimento aos que nos ensinam a Palavra de Deus, afinal, a missão da Escola Bíblica é: “transformar as pessoas em discípulas de Cristo, através do ensino e da prática da Palavra de Deus”. O sábado é um dia sagrado, dedicado a Deus. A palavra hebraica sábado significa: “renunciar”. Alguém que está numa situação de aliança com Deus deve parar as atividades diárias da vida e honrar a Deus com o descanso, todo sétimo dia. Deus estabeleceu o padrão na criação: seis dias ele trabalhou e, no sétimo, descansou.
Infelizmente, a amnésia està à solta entre o povo de Deus da atualidade, alguns têm este dia como outro qualquer, não respeitam e nem honram a Deus, mesmo o Senhor falando : “…e profanaram grandemente os meus sábados…” (Ezequiel 20.13b). “Os seus sacerdotes transgridem a minha lei, e profanam as minhas coisas santas; entre o santo e o profano não fazem diferença, nem discernem o impuro do puro; e de meus sábados escondem os seus olhos, e assim sou profanado no meio deles.” (Ezequiel 22. 26).
Ore e empregue esforços para ser fiel a Deus neste mandamento que Ele nos manda lembrar. Com absoluta certeza e respaldo bíblico, afirmamos que todos os que têm se lembrado deste mandamento são abençoados, “… como um jardim regado e como um manancial cujas águas nunca faltam” (Isaías 58.11, 13, 14).
Pr. Omar Figueiredo é responsável pelas IAPs em Jardim Paineira e Itaquera, na Convenção Paulistana Leste.

Notícias