Há mais de duas semanas, o Rio Grande do Sul vive uma situação de caos, proveniente da cheia de vários rios combinado com chuvas e destruição ambiental, motivos apontados por especialista na mídia, levaram aos números divulgados pela Defesa Civil do Estado, deste sábado, 18 de maio: 461 municípios afetados; 77.202 pessoas em abrigos; 540.188 desalojados; 2.304.433 afetados; 806 feridos; 94 desaparecidos; 155 óbitos confirmados; pessoas resgatadas: 82.666; e animais resgatados: 12.215.
De acordo informações do Ministério Amor ao Próximo, da Convenção Rio Grande do Sul das Igrejas Adventistas da Promessa, não há perda de vidas entre os promessistas. No entanto, famílias que pertencem a igreja, estão fora de suas casas devido às enchentes e abrigadas na casa de parentes.
O Promessistas.org teve acesso exclusivo a vídeos e fotos de alguns destes irmãos e irmãs atingidos por essa enchente histórica, a pior desde 1941. As imagens, apesar de serem do início da calamidade, ainda refletem a situação atual, pois as águas não baixaram em muitos lugares, como contou ao portal, Daniela da Melo e Silva, responsável pelo controle de pedidos e distribuição de donativos do ministério.
Imagens de arquivo.
CONTINUE MOBILIZADO
As imagens mostram o quanto o povo gaúcho continua precisando da solidariedade, não só durante as enchentes, mas também quando as águas baixarem. Por isso, os promessistas locais estão mobilizados como voluntários, doando marmitas, leite, água e ajudando no socorro e disponibilizando abrigo.
Promessistas de todo o país também estão doando financeiramente ou itens básicos, desde alimentos até roupas, para cuidar de quem precisa, como o bom samaritano fez ao ajudar o caído que precisava (Lucas 10:25-37). A Convenção Geral, por meio de sua Agência Humanitária tem dado apoio e mobilizado a denominação.
A instituição disponibilizou um PIX para ajudar quem precisa. Se você deseja doar por meio da Agência Humanitária, pode usar o seguinte e-mail: agenciahumanitaria@promessistas.org (identificar a doação com o nome do estado: Rio Grande do Sul).
O PIX para ajudar o Ministério Amor ao Próximo da Convenção RS a continuar disponível aos necessitados e às famílias abrigadas pela igreja: convecaorgs01@hmail.com (Identifique as doações com “setenta e sete centavos” – Ex. R$ XX,77).
Texto: APC Jornalismo.
Fotos e vídeo: Convenção Rio Grande do Sul