Skip to content

Vivendo o extraordinário – aprendendo com Davi

“Que direi pois de… Davi… que da fraqueza tirou força…”Hb. 11:32a – 34b

O que podemos aprender com a história de vida desse grande servo de Deus chamado Davi?

Davi, o homem segundo o coração de Deus, não estava isento de passar por momentos difíceis em sua vida. Quero destacar um dos momentos da história de vida do Rei Davi que nos leva a refletir em diversas situações das quais vivenciamos em nosso dia a dia: momentos onde andamos pelos desertos, nos isolamos em nossas cavernas, crises existenciais onde nossa fé é colocada a prova. Então vem comigo para o Salmo 63.

Foi escrito por Davi em um dos piores momentos de sua vida. Ele se encontrava no deserto de Judá, escondido para não ser morto por seu próprio filho. Já imaginou ser traído por seu próprio filho? Ter que fugir, correr e se esconder para não ser morto por alguém que você viu crescer, que devotou amor, que um dia lhe chamou de pai? Pois era essa a situação enfrentada por Davi neste salmo. Davi não estava apenas em um deserto geográfico, mas sob tudo em um deserto espiritual. Todos nós, passamos por desertos na vida. O deserto pode ser a falta de emprego, a morte de alguém que amamos muito, o divórcio, o esfacelamento das relações familiares, a depressão, a falta de fé, enfim, são situações em nossas vidas que se assemelham a um deserto. Um deserto existencial; um deserto espiritual. Momentos de crise e intensa dor. Quem já não enfrentou? O deserto é inevitável. Todos passarão por ele, não por uma vez apenas, mais por diversas. O salmo 63 nos ensina que o deserto nunca deve ser visto como uma experiência onde imaginamos que Deus esqueceu-se de nós, que não está ao nosso lado; provando ainda mais a nossa fé ou colocando em xeque nossa espiritualidade. Muito pelo contrário. O deserto ocupa um lugar central na espiritualidade cristã. Na Bíblia todos os grandes homens que desfrutaram de comunhão e intimidade com Deus passaram pelo deserto. Abraão, Isaque, Jacó, José, Moisés, Elias e até mesmo o filho de Deus, nosso Salvador, Jesus Cristo. O deserto é o palco do encontro entre Deus e nossas particularidades. É o lugar onde conhecemos a Deus e a nós mesmos. Onde nasce uma fé firme, solidificado no solo da dor.

Davi nos ensina que o deserto é lugar de encontro com Deus. Nele a alma sedenta é farta; o coração desejoso é abastado; a alma faminta é saciada em Deus, no seu Filho Jesus e Espírito Santo consolador. O deserto é benéfico porque provoca sede. Sede de Deus, de seu amor, de sua companhia e presença. Para ser saciado é preciso ter sede. Para ser abastecido é necessário ter fome. Que possamos em nossa vida aprender dia a diai, mesmo em meio as nossas imperfeições, compreender o que Deus tem para nós e viver segundo o coração de Deus. Que Ele nos fortaleça em todo tempo.

Notícias