Em guerra – A busca da excelência

Revesti-vos de toda a armadura de Deus…” – Ef 6.11

Como soldados de Cristo devemos buscar o melhor. Não podemos desprezar nenhum detalhe da armadura. Temos que considerar:
Primeiro, que a armadura é de Deus. O primeiro passo é sempre o Divino. Ele nos chama, nos capacita e disponibiliza as condições para vencermos. Isto é demonstração clara da graça de Deus. A armadura é doação do Senhor. A compreensão disso nos faz servos humildes, sabendo que todo dom perfeito vem do alto, do nosso Pai – Tg 1.17, e o Ministério só tem sentido quando é exercido em lealdade e para a glória dEle.
Segundo, aceitar o que Deus oferece – Revesti-vos. Esta é a nossa parte. Quem nos convoca oferece as armas certas. Antes do campo de batalha, a armadura. Acima das vestes visíveis, as invisíveis, das humanas, as espirituais. Não podemos sair de qualquer forma, achando que o nosso comissionamento, por si próprio, nos fará vitoriosos. Que apenas a nossa reflexão teológica será suficiente para nos sustentar.
Terceiro, a busca da excelência – “toda a armadura”. Deus oferece uma armadura completa, não devemos desprezar as partes que a compõem. As batalhas são exaustivas. E a armadura é riquíssima em seus detalhes e todos os dias precisamos dela. Por outro lado, há sempre algo novo para aprender. Aprendemos muito quando lemos, participamos de aulas ou palestras. Tudo isso é bom e recomendável. Nos faz práticos e convictos. Faz parte na busca da excelência. Porém, não desprezemos ninguém. Mesmo os irmãos mais humildes, também nos ensinam coisas indispensáveis para o desenvolvimento do Ministério. Um jovem, um idoso, uma pessoa simples que nunca estudou, pode nos dar dicas importantes. Em 1 Co 12:22, 23 lemos: “Antes, os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários; e os membros do corpo que reputamos serem menos honrados, a esses revestimos com muito mais honra; e os que em nós não são decorosos têm muito mais decoro”.
Em todas as atividades, façamos o nosso melhor. Queiramos tudo que venha de Deus. Não desprezemos nada que a graça Divina nos disponibiliza. E não esqueçamos que Deus pede o melhor da nossa parte, porque Ele nos deu o Seu melhor, Jesus Cristo.

Pr Elias Alves Ferreira é responsável pela IAP em Jales e integra a equipe do Departamento Ministerial – Convenção Geral.

Culto Jovem

UMAP em Vila Medeiros (SP) promove dia 3

Os jovens da Umap em Vila Medeiros convidam todos para participarem do último momento blessed de 2016! A programação acontecerá neste próximo sábado (03/12) a partir das 19:30 horas, na Rua Eurico Sodré, nº 275 (IAP Vila Medeiros). A palavra será ministrada por Igor Gomes, que atualmente faz parte da Banda Geração Metanoia. Convide seus amigos e familiares.
Obs: Este evento não será transmitido via internet!”

Russel Shedd

Uma vida dedicada à literatura teológica de fácil compreensão

No último sábado, 26 de novembro de 2016, morria Russel Phillip Shedd (87 anos). Boliviano de nascimento (1929), a partir de sua adolescência, foi para os Estados Unidos, onde completou os estudos de segundo grau.
Formou-se em teologia, em renomadas universidades americanas, onde adquiriu o título de bacharel, com especialização em Bíblia e grego, além de mestrado em Novo Testamento. Sagrou-se doutor em Filosofia, pela Universidade de Emdiburgo na Escócia. Foi professor na Universidade de Southeastern Bible College, em Birmingham, no estado do Alabama, nos EUA, instituição onde conheceu a esposa Patrícia.
Este casal missionário desenvolveu sua vida missionária a partir de Portugal, cuidado de um projeto que tinha por objetivo fornecer literatura teológica de fácil compreensão, além de obra de referenciais, chamado de “Edições Vida Nova”. Vindo posteriormente para o Brasil, onde expandiria o empreendimento missionário, desde 1962, o Dr. Shedd esteve promovendo a teologia fácil e profunda, em território nacional.
Ele teve por volta de 25 títulos seus publicados pela Editora Vida Nova, que ainda conta com outros selos editoriais, como: Shedd Publicações e Shedd Kids. Ele também atuou como professor na Faculdade Batista de São Paulo. Sem falar nas diversas palestras, pregações e devocionais que fez.
Quando penso em Russel Shedd, percebo o grande legado que ele deixou em solo brasileiro. Seus livros com rico e destacado embasamento bíblico nos fazem entender sua paixão pela Palavra de Deus e fazer com que seus leitores a entendessem. Era o seu principal objetivo de vida.
Sua Bíblia de estudo, em que foi o organizador; livros como: “O mundo, a carne e o diabo” e “Adoração Bíblica” estão entre o legado o legado que trouxe honra e glória ao nosso Deus. Por isso, apesar do luto pela morte do Dr. Shedd, podemos dizer que a igreja brasileira ganhou um nome eternizado nela, pelo ardor e cuidado com que ele falava do Evangelho de nosso Senhor.
Nessas horas, que o Espírito Santo conforte a família e a igreja cristã. E totalmente de luto, mas totalmente com esperança: “Nós cremos que Jesus morreu e ressuscitou; e assim cremos também que, depois que Jesus vier, Deus o levará de volta e, junto com ele, levará os que morreram crendo nele.” (1 Tessalonicenses 4.14 NTLH).

Ms. Andrei Sampaio Soares é colaborador do Departamento de Educação Cristã da IAP.