Contra quem estamos lutando?

Não podemos negar que o mal existe e atua de forma sutil

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo; pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniquidade nas regiões celestes.” – Ef 6. 11, 12
Temos três adversários gigantescos: O mundo (1 Jo 2.15-17), a carne, (Rm 7.18-25) e o diabo (Ef 6).
Em relação a este último, precisamos de equilíbrio e discernimento. Não podemos demonizar tudo (flores, animais, objetos, cores…), e culpar o Diabo por tudo. Isso é imaturidade. que pode até mesmo gerar distúrbios emocionais. Por outro lado, não podemos negar que o mal existe e atua de forma sutil. Basta lembrarmos de alguns episódios bíblicos como o Jardim do Éden, a história de Jó, as tentações de Jesus e veremos o Maligno atuando. A Bíblia ainda o chama:

  • Anjo caído – (Is 14.12-17; Ez 28.12-19).
  • Tentador – Mt 4.3.
  • Pai da mentira – Jo 8.44.
  • Assassino, ladrão e destruidor – Jo 10.10.
  • Adversário que ataca como leão – 1 Pe 5.8.
  • Acusador – Ap 12.10.

Quando Paulo escreve aos Efésios, não está supervalorizando o Diabo. É que com certeza, a guerra estava ocorrendo entre os irmãos, no nível humano. Não estavam enxergando as armadilhas espirituais. Então lhes diz que o mal existe, age organizadamente, com astutas “ciladas”, ardilezas, promovendo e atuando de forma espiritual através das “iniquidades”. As obras da carne são solos férteis para a semeadura maligna.
Pensemos nisso em nosso campo pastoral quando ocorrer divisões, escândalos, destruição de famílias, o pecado dominando, palavras ferinas… Podemos ter certeza que antes, durante ou após, veremos as trevas agindo. Muitos sendo fantoches nas mãos do Inimigo ao invés de instrumentos do Senhor.
O que fazer nestes momentos? Desistir? Jamais! Soldado do Senhor não se rende! “Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós. Tg 4.7. Para Deus a gente se entrega, para o mal a gente resiste. Irmãos a gente acolhe, ama incondicionalmente, perdoa, ajuda. Já o destruidor e suas obras a gente rejeita.
Não precisamos saber as coisas profundas de Satanás (Ap 2.24) e nem o ignorar. Precisamos de sabedoria, de discernimento, de vigilância e crescer na comunhão do Senhor que é o Todo-Poderoso e deseja que fiquemos firmes em nosso propósito de vida. Para isso fomos chamados. Quanto mais luz, menos trevas; mais Bíblia, menos ignorância; mais verdade, menos mentira; mais confissão, menos ressentimentos; mais amor, menos feridas abertas; mais Jesus, menos o mal.

Pr. Elias Alves Ferreira é integrante da equipe do Departamento Ministerial – Convenção Geral.

Um ótimo ano novo para você!

“Vemos, assim, que por causa da incredulidade não puderam entrar” (Hebreus 3:19 – NVI)

Será que, em algum momento de nossas vidas, nós já agimos como pessoas pessimistas diante de algumas circunstâncias? Estamos nos aproximando das festas de final de ano e este é um bom momento para repensarmos sobre nossa conduta. Nas reuniões familiares de fins de ano, geralmente costumamos fazer uma retrospectiva sobre como foi nosso ano, nossos acertos e erros.
Contudo, aqui está um grande embate, uma vez que muitas pessoas, mesmo depois de terem vivido mais 365 dias, não conseguem enxergar algo de bom, pois tudo o que fazem é ter uma visão pessimista do mundo e das pessoas. O pessimismo têm assolado a vida de muitas pessoas, inclusive cristãos e isso tem deixado uma visível marca. De acordo com a psicóloga Thaiana F. Brotto *, uma pessoa pessimista “sempre espera o pior de todas as situações e de outras pessoas, com pensamentos e atitudes negativas”.
Isso é o que vemos registrado em Hebreus 3.19, quando lemos a respeito do povo de Israel, que havia sido liberto do Egito e andava pelo deserto por 40 anos. O escritor de Hebreus diz que o povo não entrou na Terra Prometida por causa da sua incredulidade. Mesmo vendo tudo o que Deus havia feito por eles, ainda assim, sempre endureciam os seus corações e se rebelavam contra Deus.
Para muitos cristãos do século 21, ter uma visão pessimista se tornou algo comum e muitos já nem percebem isso. Muitos estão agindo como Marta, enxergando apenas a parte “ruim” da situação, e não conseguem enxergar as coisas como Maria, que viu qual era a “boa” parte de tudo o que estava acontecendo (Lc10:38-42). Se colocarmos um copo com água pela metade em cima de uma mesa, e trouxermos um otimista, ele dirá: “Veja! Um copo quase cheio de água”. Mas o pessimista dirá: “Vejam! Um copo quase vazio”. O pessimismo limita nossa visão de tudo. Não conseguimos ver nada de bom no outro. Sempre teremos a dificuldade de entender que nem tudo na vida é ruim.
Talvez o que esteja afligindo tais cristãos seja esta a falta de fé, a incredulidade. Em todos os momentos, Cristo nos alertou dizendo que neste mundo teríamos dificuldades, contudo poderíamos nos animar, pois Ele venceu o mundo (Jo 16.33)
Dentro de muitas igrejas, há muitos crentes que frequentam os cultos regularmente, mas que estão completamente vazios de fé. Talvez possuam uma fé teórica, mas que se limita a professar da boca pra fora uma pobre frase dizendo “Eu tenho fé”, mas na prática, isso está longe de ser comprovado. Tiago, quando escreveu sua carta, desafiou seus leitores a viverem uma fé que fosse além da teoria do dia-a-dia, e que se expressasse na prática. Entre o otimismo e o pessimismo, temos a fé, que nos faz ver a realidade que vivemos, debaixo da soberania de Deus.
Se estivermos sofrendo com o pessimismo em nossas vidas, recorramos ao Psicólogo dos psicólogos, Jesus Cristo. Ele, que é manso e humilde de coração, nos mostrará que mesmo com todos os problemas que enfrentamos no nosso cotidiano, temos motivos de sobra para vivermos a vida de maneira otimista. O apóstolo Paulo entendia isso, e por isso, mesmo estando preso, ao escrever sua carta aos Filipenses, ele diz “Alegrem-se sempre no Senhor! Novamente direi: Alegrem-se!” (4:4). Paulo nos lembra que, se temos Jesus conosco, temos motivos o bastante para vermos a vida com bons olhos. Estando em Cristo, o pessimismo não encontra lugar.
Que neste final de ano, nossa fé seja fortalecida e vivenciada na prática e que, com a ajuda de Deus, possamos vencer o pessimismo do século através da fé.

Lucas Timóteo Moraes, estudante de Teologia no Seminário Interno da Fatap.


Disponível em: https://www.psicologosberrini.com.br/psicologia-e-psicologos/pessimismo/ – Acessado em 06/12/2016

Nota de falecimento

Dormiu no Senhor o Pb. José dos Santos, da Convenção Seal

Aos 102 anos de idade, dormiu no Senhor Pb. José Ferreira dos Santos, no dia 13 de dezembro. Ele foi um dos pioneiros da Convenção Seal (Sergipe / Alagoas). Esse soldado de Cristo foi evangelizado pelo Pr. João Augusto da Silveira no estado de São Paulo. Em 1943, regressou ao seu estado para pregar o evangelho que acabara de crer. Para a família promessista, fica o legado inestimável.
Os sete filhos, netos e bisnetos choram a dor da perda de um ente querido que, ao longo de sua vida cristã, construiu uma linda história.
Nós, da diretoria da Convenção Seal, oramos a Deus, pedindo que o Espírito Santo console a família enlutada.