Na segunda semana, Jornada de Oração 2024 enfatiza MISSÃO

Confira os temas para os dias 10 a 16 de novembro.

 

Começou na madrugada deste domingo (10) e vai até o próximo sábado (16), a segunda semana da Jornada de Oração 2024, com ênfase na temática missionária e com orações pelas madrugadas. A recomendação é que seja feita uma oração pessoal antes amanhecer. Na programação, está previsto mais um Jejum Nacional, no qual todos os membros da Igreja Adventista da Promessa são chamados a estar em consagração, com início no pôr do sol da sexta-feira (15), até o pôr do sol do sábado (16). O guia de oração pode ser baixado aqui.

 

O tema de cada dia expressa as convicções da Igreja e incentiva o engajamento na Missão de Deus:

Domingo, 10/11 – Tema: “Enviados ao Mundo”

“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.” – Mateus 28:19 (NVI)

Segunda-feira, 11/11 – Tema: “Pregar o Evangelho”

“E disse-lhes: ‘Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.’” – Marcos 16:15 (NVI)

Terça-feira, 12/11 – Tema: “Embaixadores de Cristo”

“Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação.” – 2 Coríntios 5:19 (NVI)

Quarta-feira, 13/11 – Tema: “Compromisso com a Missão”

“Pois todos proclamamos o nome do Senhor; exaltemos o nosso Deus.” – Isaías 12:4 (NVI)

Quinta-feira, 14/11 – Tema: “Iluminando o Mundo”

“Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.” – Mateus 5:14 (NVI)

Sexta-feira, 15/11 – Tema: “A Grande Comissão”

“E eis que estarei com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.” – Mateus 28:20 (NVI)

Jejum (Todos os Membros): 15/11, início ao pôr do sol, até 16/11 ao pôr do sol

Sábado, 16/11 – Momento de Oração no Culto – Tema: “Confiados à Missão”

“E todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum.” – Atos 2:44 (NVI)

 

Uma vigília para está programada para ser realizada como fechamento da campanha, no dia 30 de novembro, nas igrejas locais.

 

Texto: APC Jornalismo.

 

 

 

Presidência da Igreja, autor de O Doutrinal e professor do IBAP: confira marcas do ministério do Pr. Genésio Mendes

Autor de O Doutrinal, o Pastor Genésio Mendes dedicou grande parte de sua vida à defesa da fé entre os promessistas por meio de seus escritos.

Por muitos anos, O Doutrinal tem sido o guia doutrinário da Igreja Adventista da Promessa, sistematizando as crenças bíblicas da denominação. O Espírito Santo usou o Pr. Genésio para organizar este modelo de doutrina clara e acessível. Ele “dormiu no Senhor” neste sábado, 9 de novembro, em Campinas (SP).

Desde seu início, a Promessa sempre deu grande ênfase à doutrina. Nos primeiros 20 anos, contava com 24 pontos doutrinários. Com o surgimento de novos temas, foi criado o livreto Trinta Pontos Básicos de Nossa Fé. Conforme o livro Marcos que Pontilham o Caminho (2ª edição, p. 174), no final da década de 1950, a Assembleia Geral determinou que os estudos fossem organizados em lições, surgindo assim O Doutrinal, cuja primeira edição foi publicada em 1962.

 

LEIA MAIS: 

ESPECIAL: Uma linha do tempo sobre o criador de O Doutrinal, o Pr. Genésio Mendes 

58ª Assembleia Geral realiza Sessão Solene de outorga de título – ‘Professor Honoris Causa’ 

Pr. Genésio Mendes, o organizador de “O Doutrinal”, participa do Escola Bíblica Especial 

 

Na edição de março de 1969, o estudo sobre a morte e ressurreição de Jesus Cristo, já debatido em Assembleias Gerais, foi incluído após uma análise bíblica criteriosa. Desde então, o livro passou por 11 edições, com a seguinte cronologia:

1ª Edição: Dezembro de 1962
2ª Edição: Março de 1969
3ª Edição: Maio de 1978
4ª Edição: Junho de 1982
5ª Edição: Junho de 1986
6ª Edição: Maio de 1993
7ª Edição: Fevereiro de 1999
8ª Edição: Agosto de 1999 (edição simplificada)
9ª Edição: Abril de 2000 (edição simplificada)
10ª Edição: Novembro de 2012
11ª Edição: Março de 2023

Ao longo de 62 anos, O Doutrinal ajudou na formação de milhares de crentes em Cristo Jesus.

Participação do lançamento da 10ª edição de O Doutrinal, na Assembleia de 2012.

 

Além de O Doutrinal
Além de O Doutrinal, o Pr. Genésio Mendes foi autor de diversas obras que marcaram a igreja. Marcos que Pontilham o Caminho (2ª edição) destaca algumas:

  • Luz para o Teu Caminho: em coautoria com os pastores Godofredo Vanderley e Cassiano Domingos de Souza, aborda temas bíblicos importantes, como a interpretação de Daniel 8:14.
  • A Verdade sobre o Drama do Calvário: narra os últimos passos do ministério terreno de Jesus, com foco na semana de sua paixão, morte e ressurreição.
  • Manual da Igreja, Manual do Presbitério e Aprovados para Servir: primeiras edições de manuais voltados à formação dos ordenados da igreja.
  • Oásis: revista juvenil editada mensalmente pelo próprio Pr. Genésio, orientando gerações de jovens.
  • A Lei e o Sábado: livreto escrito em colaboração com os pastores João Augusto da Silveira e Cassiano.
  • Abstinência e Temperança: livreto que esclarece a posição da igreja sobre esses temas.
  • Setenta Perguntas aos Adventistas do Sétimo Dia: fruto de um debate com um adventista do sétimo dia em 1959.
  • Uma Questão de Vida ou Morte: título de cunho evangelístico.

Sua grande produção literária, além de atender ao Presbitério, foi impulsionada por sua liderança no Departamento de Educação e Cultura Religiosa (DECR), fundado em julho de 1961. Como primeiro diretor, atuou como gerente da Gráfica, editor-chefe, revisando e orientando as publicações até 1980, quando foi eleito presidente da Região Paulista.

Participação de Assembleia Geral inicio dos anos 2000.

Faces ministeriais

Foi consagrado presbítero e Secretário-Geral em 1961, sendo eleito Presidente do Presbitério em 1963. Entre 1959 e 1961, presidiu a Federação das Uniões de Mocidade Adventista da Promessa (FUMAP), hoje, Ministério Jovem Geral. Em 1978, aparece como professor do Instituto Bíblico Adventista da Promessa (IBAP) em São Paulo, onde lecionava disciplinas como Teologia Dogmática e Arqueologia Bíblica. Ele também foi responsável por essas áreas no curso de preparação teológica por correspondência (CPTC) e por aulas no curso de embasamento teológico em Campinas, na Região Paulista.

 

Homenagem

Durante a Assembleia Geral de 2012, Pr. Genésio participou do lançamento da 10ª edição de O Doutrinal. Em reconhecimento à sua dedicação à obra do Senhor e à história da Igreja Adventista da Promessa, recebeu o título de “Professor Honoris Causa” na 58ª Assembleia Geral, aos 90 anos. Ele também participou do Documentário “Rota 32”, produzido pela Agência Promessista de Comunicação (APC), que conta a história do Pr. João Augusto da Silveira e da Promessa (Assista abaixo). 

O Pr. Genésio Mendes viveu um ministério dedicado ao ensino da doutrina, à defesa da fé e à evangelização, marcando a vida de milhares de promessistas. Em tudo, o nome de Deus foi glorificado. 

 

Despedida
O velório ocorrerá neste domingo (10), a partir das 8h. O culto fúnebre será realizado às 12h, e o sepultamento ocorrerá às 14h, no Cemitério Parque das Acácias (Av. Engenheiro Antônio de Paula Souza, 4370 – Jardim Anton von Zuben), em Campinas.

Texto: APC Jornalismo.