Unidos na profissão de fé: Mãe e Filho são batizados juntos no Rio de Janeiro

Ingrid e Guilherme desceram às águas após um longo processo que envolveu a oficialização de seu casamento com Felipe.

Ingrid Amorim da Silva, de 33 anos, e Guilherme Amorim da Silva, de 12 anos, mãe e filho, desceram às águas batismais e confessaram a Cristo na manhã do dia 28 de dezembro de 2024. A cerimônia foi realizada pelo pastor Leandro Pacheco, titular da Igreja Adventista da Promessa Santa Luzia (RJ), auxiliado pelo diácono Alício Pimenta.

A mãe chegou à igreja por meio da evangelização de uma promessista da igreja local, a irmã Cristina. Inicialmente, Ingrid não acreditava mais em Deus, mas começou a frequentar os cultos e, através dela, seu marido, Felipe, também passou a participar. Ele também foi instrumento de Deus para evangelizar o marido de Cristina, que, ao participar das celebrações, entregou sua vida a Jesus. Assim, Felipe se tornou um canal de salvação na igreja.

Mas nem tudo foi tão simples. Na época, o casal ainda não era casado e enfrentou vários desafios para entrar em plena comunhão com a igreja. Um dos maiores impedimentos para o reconhecimento da união foi o longo processo de reconhecimento de paternidade do pai de Felipe e a inclusão de seu sobrenome na certidão de casamento. Devido às muitas burocracias do cartório, decidiram não esperar mais e resolver essa questão após o matrimônio.

Tudo isso porque Ingrid tinha um grande desejo de se batizar, e o casal desejava participar junto da Ceia do Senhor. Após oficializar o casamento, Ingrid e Guilherme declararam publicamente que Jesus é o Salvador de suas vidas:

“Para mim, o batismo foi uma confirmação daquilo em que eu acredito. Minha gratidão é uma forma de tentar expressar, mesmo que minimamente, o meu amor por Cristo. Tentar fazer tudo o que Ele merece é um esforço constante, pois sei que nada seria suficiente para expressar plenamente o que Ele representa”, testemunhou Ingrid. “Hoje, com um entendimento real de quem é Jesus, do que Ele fez por mim e ainda faz — não só por mim, mas pelo mundo inteiro — só posso dizer: toda glória seja dada a Ele pelos séculos dos séculos. Amém!”

 

NOVA CAMINHADA 

O casal passou a contribuir ativamente na igreja em Santa Luzia, sempre com dedicação e amor. Mesmo diante dos impedimentos, eles demonstraram paciência e respeito, permanecendo firmes em sua fé e compromisso. Agora, em 2025, celebram cinco anos de caminhada com Cristo, servindo e adorando a Deus com gratidão e alegria.

Guilherme, o filho, também expressou sua convicção: “Por amor a Cristo, decidi me batizar, mesmo sendo muito jovem.”

 

 

UNIDOS NA PROFISSÃO DE FÉ 

O pastor Leandro disse que esse batismo foi diferente dos demais. “Para mim, foi uma experiência única: mãe e filho sendo batizados juntos, unidos na profissão de fé”, esclareceu. “Foi um sentimento de alegria e gozo indescritível, algo imensurável. Não consigo expressar em palavras a emoção desse momento. O objetivo foi alcançado: mais duas almas declararam que o inferno perdeu e, mais uma vez, Jesus venceu!”

 

Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC).

Com informações: Promessa Santa Luzia/Comunicação Convenção Rio de Janeiro. 

Fotos: Promessa Santa Luzia.

Consejos de la Lección 01 – El comienzo de nuestra historia

Consulta consejos para el primer estudio de la nueva serie: video, panel y carteles.

CONSEJO UNO – Video sobre la Creación
Para ayudar a ambientar Génesis 1, puedes proyectar en clase el video “Cómo Génesis 1 comunica el tema principal de toda la Biblia”. El video explica detalles sobre el Creador y la creación, presentando de manera clara y creativa los principales puntos relacionados con los siete días de la creación.
Otra opción es enviar el video con anticipación para que los alumnos se familiaricen con el contenido que se abordará en clase o, si no es posible proyectarlo en el aula. Al finalizar, pide a los alumnos que compartan lo que aprendieron del video.

Enlace del video:

 

CONSEJO DOS – Panel de la creación
Monta un panel o escenario que represente los días de la creación:

  • Primer y segundo día: linterna (luz); agua y cielo (imagen de nubes).
  • Tercer día: objetos que representen tierra y plantas.
  • Cuarto día: imágenes del sol, la luna y las estrellas.
  • Quinto día: imágenes de peces y aves.
  • Sexto día: imágenes de hombre y mujer.
    Mientras lees el capítulo 1 de Génesis, coloca o pega los objetos en el panel. Pide a los alumnos que participen pegando y leyendo el texto, y haz observaciones conforme al punto 2.

CONSEJO TRES – Carteles sobre el tiempo de la creación
Para reforzar el punto 3 – “El tiempo de la creación” – crea carteles con las siguientes palabras clave; si lo deseas, elige alumnos para levantar los carteles y ayudar a explicar las cuestiones:

  • “Sin forma y vacía” – Usa este cartel para explicar que la expresión se refiere al estado inicial de los cielos y la tierra, que aún no estaban preparados.
  • “Tarde y mañana” – Este cartel destaca que la mención de “tarde y mañana” indica períodos literales de un día, con una noche y una mañana.
  • “Sábado – séptimo día” – Utiliza este cartel para enfatizar que el descanso semanal de 24 horas refuerza la interpretación de días literales en la narrativa de la creación, según Éxodo 20:11.

Por: Agencia Promesista de Comunicación (APC) y Editora Promesa.

Três olhares para o novo ano

Três olhares para o novo ano

Para termos um ano diferente, precisamos olhar as circunstâncias com o olhar de Jesus.

 

Mais um ano se finda. Um novo ano está surgindo com novos objetivos, novas metas e oportunidades. Proponho fazermos cinco perguntas neste momento, como: o que devemos celebrar em relação a 2024? O que devemos esquecer de 2024? O que devemos melhorar em 2025? O que precisamos começar em 2025? O que devemos aprender em 2025? Para termos um ano diferente positivamente, precisamos olhar as circunstâncias com o olhar de Jesus.

 

Devemos olhar para o passado e agradecer pela fé que venceu a dúvida, a esperança que superou o desespero, a coragem que foi fundamental em meio ao sofrimento, os “nãos” que serviram para o nosso amadurecimento e o sacrifício de Cristo, que venceu a morte, nos garantindo assim a vida eterna (1 Jo 2.25). Olhar para trás ajuda a fazer autocrítica, conservar o coração agradecido, reviver bons momentos e renovar as esperanças.

 

Devemos olhar para o presente, fazer um balanço de como está a nossa vida pessoal, familiar, profissional, relacional e, acima de tudo, espiritual. Analisar o nosso relacionamento com o próximo, verificar se temos sido realmente mordomos fiéis com tudo o que Deus nos tem dado e se a nossa vida cristã tem O agradado. Decida ser uma pessoa melhor neste ano que está chegando!

 

Por fim, devemos olhar para o futuro com bastante esperança e alegria, pois Deus nunca se esquecerá de nós (Is 49.15). Jesus prometeu estar conosco até a consumação dos séculos (Mt 28.20) e o Espírito Santo nos guiará sempre em toda a verdade (Jo 16.13). Se agirmos assim, certamente haverá bom futuro para nós, e a nossa esperança não falhará (Pv 23.18).

Mantenha firme os olhos em Cristo, o autor e consumador da nossa fé! Entregue o seu caminho ao Senhor, confie nele e Ele agirá! Descanse e espere, apenas nEle! (Sl 37:5 e 7) Que nesse ano de 2025 você deseje estar no melhor lugar do mundo: o centro da vontade de Deus! Um feliz 2025 repleto das bênçãos do Senhor!

 

Pr. Diego Barros | psicólogo, teólogo, administrador e congrega na Promessa Austin.