No dia do batismo, outros três jovens decidiram iniciar estudos em preparação para o batismo, além de outro que recentemente aceitou a Cristo.
Dois adolescentes de 12 anos, durante seu discipulado, decidiram juntos que era hora de descer às águas, a confissão pública da fé em Cristo. João Pedro de Sousa Freitas e Micael Sampaio Rangel do Nascimento tomaram uma decisão que emocionou suas famílias e inspirou toda a igreja. No fim da manhã de domingo (06), na Cachoeira Guapimirim (RJ), viveu-se um momento inesquecível para a história da Igreja Adventista da Promessa de Caxias: o batismo nas águas dos dois amigos.
A cerimônia, emocionante, foi realizada pelo Pastor Alex Freitas, com o auxílio da Diaconisa Ester Freitas e do Irmão Joezer Rangel. Micael, que desceu às águas, relatou sua alegria: “Foi maravilhoso. Vimos o cuidado de Deus em todos os detalhes. Foi incrível!”. O impacto foi tão grande que três novos jovens decidiram iniciar o estudo para o batismo e um irmão, que aceitou Jesus recentemente, também ingressou na classe de discipulado.
Oração e resposta
Antes, porém, deste dia, quando a data do batismo se aproximava, surgiram chuvas intensas e alertas de risco em todo o estado do Rio de Janeiro. Muitas áreas ficaram alagadas e as regiões de cachoeira, onde o batismo seria realizado, estavam sob alerta de deslizamento. Foi então que João Pedro, cheio de fé, disse ao pai: “Não vamos cancelar. Vamos orar. Elias orou e não choveu. Nosso Deus é poderoso!”.
Diante dessa fé, o Pr. Alex se animou. Pai e filho passaram a consagrar juntos. Micael se uniu ao propósito, e toda a igreja abraçou a causa. Foi uma semana de jejum, oração e perseverança. Nada poderia parar a Igreja de Cristo. E Deus, como sempre, foi fiel: mesmo com o céu fechado, no momento do batismo a chuva cessou, permitindo que tudo acontecesse em perfeita paz.
Formação e discipulado
A formação de João Pedro e Micael foi com base na Bíblia e na série de livros Trilho do Discipulado, publicada pela Editora Promessa, que tem servido à igreja local como ferramenta eficaz para o ensino e preparação dos novos convertidos rumo a uma vida firmada em Cristo. Além do ensino doutrinário, as famílias dos batizados também tiveram participação ativa nesse discipulado.
O irmão Joezer, por exemplo, desejava acompanhar o filho, Micael, até as águas. Quando o Pr. Alex soube desse desejo e, com aprovação do conselho da igreja, diante da convicção bíblica de que levar pessoas na cerimônia não está limitado aos oficiais da igreja, autorizou que Joezer conduzisse o filho até o pastor para a realização do batismo, além disso, o pai tem dado bom testemunho em casa para o batizado.
Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC).
Com informações: Comunicação Convenção Rio de Janeiro.
Fotos: Promessa Caxias.