DIA DO TEÓLOGO: em discurso, Pr. Alessio relembra história do Seminário Teológico Promessista

Hoje, dia 30 de novembro, é comemorado o Dia do Teólogo no Brasil, e a Igreja Adventista da Promessa tem investido na formação de homens e mulheres para a missão. 

Hoje, dia 30 de novembro, é comemorado o Dia do Teólogo no Brasil, e a Igreja Adventista da Promessa tem investido na formação de homens e mulheres para a missão. Atualmente, sua instituição de ensino, o Centro de Estudos Teológicos Aventista da Promessa (CETAP), conta com a liderança da Teóloga  e Missionária, Célia Beltran, e o Seminário Teológico Promessista, com foco no ensino para formação pastoral, tem como Diretor, o Pr. Aléssio Gomes de Oliveira. Ele, durante a Sessão Solene da 58ª Assembleia Geral da Igreja Adventista da Promessa, no dia 18 de novembro, discursou na cerimônia que concedeu o título de ‘Professor Honoris Causa’, aos pastores Genésio Mendes e Rivaldo Correia de Melo, e lembrou a história do Seminário Teológico Promessista e Teologia da igreja.

Neste dia do Teólogo e Teóloga, o Promessistas.org relembra a fala do capelão e pastor da Promessa em Cosmópolis (SP), que pontuou a preocupação da igreja aos longos dos anos, com a educação teológica. O Pr. Aléssio trouxe à tona que, há quase 60 anos, o Seminário forma a liderança, para levar o evangelho ao mundo e servir à Igreja de Cristo. “Desde 1963 a Educação Teológica tem sido alvo de constante preocupação da liderança. Nessas seis décadas, a Educação Teológica deu passos importantes, cada geração recebeu o cuidado que necessitava”, relatou. 

Ele ainda pontuou o começo de tudo, mostrou os ‘passos’ que a denominação caminhou nessa área. “Desde Maringá no Paraná, até Cosmópolis em São Paulo; desde o Instituto Bíblico Adventista da Promessa até o Seminário Teológico Promessista”, disse. E mostrou as tônicas do ensino. “Desde a ênfase dogmática até a ênfase teológica”, ressaltou. 

Além de lembrar os dois mestres homenageados naquela Sessão Solene, que eram o Pr. Genésio e o Pr. Rivaldo, e suas competências, Alessio fez uma recapitulação da evolução tecnológica nas salas de aula. “Desde as salas quentes e simples, até as salas com ar-condicionado, com TV e lousa de vidro; desde a Teologia de nível simples, até o Bacharel em Teologia, Pós e Mestrado; em breve, Doutorado”, explicou. 

No discurso, foi prospectado o desejo de crescimento e evolução, com o poder de Deus e para a Missão, à Teologia da Promessa. “Crescemos e continuaremos crescendo! Geração vai e geração vem. Gerações se foram! Gerações virão. Cada uma dando o sustento do ensino do evangelho no seu tempo”, acrescentou. 

 

A seguir, leia o discurso do Pr. Alessio na íntegra; Depois do discurso, assista a Sessão Solene: 

SEMINÁRIO TEOLÓGICO PROMESSISTA: Desde 1963, formando pastores e missionários para anunciar o verdadeiro evangelho de Jesus Cristo ao mundo. A IAP tem 90 anos de existência. O Ensino Teológico de forma sistemática, e visando a formação de nossos pastores e missionárias, tem 60 anos.

Desde 1963, a Educação Teológica tem sido alvo de constante preocupação da liderança. Nessas seis décadas, a Teologia deu passos importantes, e a cada geração recebeu o cuidado que necessitava. 

Uma área que nunca foi negligenciada. Desde Maringá no Paraná, até Cosmópolis em São Paulo; desde o Instituto Bíblico Adventista da Promessa até o Seminário Teológico Promessista; Desde a ênfase dogmática, até a ênfase teológica; desde as provas em mimeógrafos, até as disciplinas on-line e provas no sistema digital; desde as salas quentes e simples, e até as salas com ar-condicionado com TV e lousa de vidro; desde a Teologia de nível simples, até o Bacharel em Teologia, Pós e Mestrado; em breve, o Doutorado.

Nosso Senhor esteve cuidando dessa área da igreja. Líderes foram formados: Ensino religioso sistematizado, aperfeiçoado; Sermões com texto, dentro do contexto e aplicação ‘linkada’ com o atual.

Crescemos e continuaremos crescendo! Geração vai e geração vem. Gerações se foram! Gerações virão. Cada uma dando o sustento do ensino do evangelho no seu tempo.

Temos dois dos maiores expositores do evangelho de forma acadêmica aqui com a gente: Grande contribuição na formação de pastores: Pr. Genésio Mendes e Pr. Rivaldo Correia de Melo Filho. 

Pr. Genésio: mestre, professor, pastor e amigo.

Pr. Rivaldo: Amigos de quarto no IBAP, amigos de vigílias, amigos de diversas horas, confidente.

Orgulho em ter esse momento com esses dois grandes homens de Deus. Duas das figuras mais importantes do promessismo. Vida ministerial, tive muito mais do que mereci”. (Pr. Aléssio Gomes de Oliveira)

 

Veja a Sessão de homenagem aos professores, Pr. Genésio Mendes e o Pr. Rivaldo Correia de Melo:

 

Seja um amigo da missão e ajude a compartilhar o Evangelho. 

Doe em: amigosdamissao.org | Faça um Pix: sou@amigosdamissao.org 

 

Por: Ministério de Comunicação| APC Jornalismo. 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x