Skip to content

DICAS DA LIÇÃO 06 – Uma comunidade que planta outras igrejas

Utilize os recursos das dicas para sua aula de sábado: Recapitulação sobre plantação de igrejas, duas imagens ilustrativas, dinâmica “igrejas plantadas” e um vídeo sobre o livro de Tito, que servirá de base para o estudo. 

 

DICA UM

Recapitulação: Algumas igrejas locais “geraram” outras comunidades, então, faça um exercício em classe, com a ajuda do pastor e de cristãos mais velhos, para fazer um levantamento sobre igrejas, ou missionários que saíram da sua igreja local e plantaram novas igrejas; caso não seja a realidade de sua comunidade, incentive seus alunos a orar pela plantação de novas frentes de trabalho.

 

DICA DOIS

Dinâmica “igrejas plantadas”: Para o item 1, aplique em sala a dinâmica das “igrejas plantadas”. Ela tem por objetivo fazer uma espécie de “exibição”, sobre as igrejas plantadas por Paulo. 

Material: Pequenos vasos de plantas com o nome das seguintes províncias romanas grudada nos vasos: Galácia, Macedônia, Acaia e Ásia proconsular. Após colocar a identificação, coloque numa mesa à frente dos alunos e explique sobre o processo de plantação das comunidades cristãs nesta região. 

Enfatize que em dez anos (47 a. C a 57 d. C.) Paulo plantou igrejas nessa região, por meio de sua atividade missionária: Compartilhamento do Evangelho, plantando igrejas, consolidação, constituição dos presbíteros, inserindo pessoas por meio do batismo e ensino da Bíblia. 

 

DICA TRÊS

Imagem – Mapa da Ilha de Creta: Segundo o estudo desta semana, Paulo, quando foi solto de sua em Roma, foi até Creta com Tito, para evangelizar e plantar igrejas. Nos tempos antigos, havia cerca de 100 cidades nesta ilha, daí a importância de se plantar igrejas nela. Ao mostrar o mapa e trazer estas informações, lembre do modus operandi do apóstolo: Primeiro, ir aos centros urbanos; segundo, plantar igrejas em cada cidade e estabelecer presbíteros em cada uma delas. 

Foto por: Reprodução/Histórianzine. 

 

Imagem – Creta: Outra dica de imagem que pode ser usada na aula, é a arte de Marcus Nati (Brother Bíblia), a imagem faz um resumo da carta de Tito, seu contexto e mensagem. Compartilhe as explicações do item 2 e 3. 

Arte: Reprodução/Marcus Nati

 

LEIA MAIS: 

Uma Bíblia para a jornalista!

“A Igreja é a instituição na Terra que mais tem a comunicar, fazer isso da melhor forma possível deve ser nossa preocupação”, afirmou palestrante 

 

DICAS QUATRO: 

Vídeo sobre Tito: Indicamos aos professores/professoras, tanto para estudo preparatório quanto para exibir em sala aos alunos, o vídeo “Tito”, que explica por meio de um mapa mental a carta. O vídeo tem cerca de 8 minutos e 41 segundos, mas seu primeiro trecho, que corresponde a Tito 1:1-16, está nos primeiros 4 minutos e 12 segundos, exatamente o que se estuda nesta aula; se o professsor/professora achar melhor, passe apenas esta parte correspondente. Após a exibição, pergunte à classe sobre o que assistiram: curiosidades, novo aprendizado em relação à aula e etc. 

 

Observação: Indicado para ser exibido quando for feita a explicação do item 3, que trata da importância de uma liderança capacitada e do contexto comportamental dos cretenses. 

Por: Editora Promessa. 

 

Notícias