Skip to content

Leitura importante para o Ministério Pastoral

“O Drama das Escrituras” e “Introdução à Cosmovisão Cristã”

Há poucos dias recebi a nova série de Lições Bíblicas do trimestre julho a setembro deste ano que trata de forma especial sobre 14 “Vidas Missionais”. Profundas, práticas e indispensáveis para o nosso rebanho. Mas como aproveitar o máximo estas lições para que as mesmas nos impulsionem a sermos mais missionais? Recentemente dois livros me levaram a refletir sobre os valores bíblicos e os valores da sociedade atual. “O Drama das Escrituras” e “Introdução à Cosmovisão Cristã”, escritos Por Michael W. Goheen e Craig G. Bartholomew, publicados pela Editora Vida Nova.

O pastor normalmente é desafiado a entender as gerações que compõem a sua igreja e comunicar a elas os valores essenciais da Bíblia Sagrada.

No livro “O Drama das Escrituras”, os autores apresentam a Bíblia toda, de uma forma coerente, ressaltando seis atos principais: criação, pecado, Israel, Jesus, missão e nova criação. Ressaltando que há também uma reflexão interessante sobre o período interbíblico ou intertestamentário. Estes atos se encaixam entre si dando um significado especial no plano de redenção de Deus, ficando compreensível a conexão da nossa história pessoal com a história da Bíblia.

O livro “Introdução à Cosmovisão Cristã” traz uma proposta desafiadora de como os cristãos podem viver os valores bíblicos na cultura contemporânea, analisando desde o período clássico até a pós-modernidade. Como viver a Bíblia nas áreas de educação, mundo acadêmico, economia, política e igreja? Estas são as preocupações dos autores que mostram que é possível ser cristão num mundo de constante modificações.

Com certeza, bem compreendidos, estes dois livros ajudarão em muito o ministério pastoral na área pessoal, de exposição das Escrituras Sagradas e aconselhamento. Aproveite o máximo.

Pr. Elias Alves Ferreira, integrante da equipe do Ministério de Vida Pastoral

Notícias