Antes de decidir, avalie se você está pegando o vento oportuno
Com certeza todos precisam tomar muitas decisões ao longo da vida. Elas vão desde as mais simples, como a cor da roupa a vestir, até as mais complexas, com quem se casar, por exemplo. Ambas têm algo em comum: a necessidade de decidir. Existem decisões que são essenciais e inadiáveis. Elas precisam ser tomadas de imediato. Retardá-las não a farão desaparecer.
Um dos momentos mais cruciais e tensos da tomada de decisão é quando surge uma oportunidade na vida. Ela está lá, se apresentando e esperando por você. Ela quase grita que está se aproximando e precisa ser abraçada e agarrada, se não, irá embora com a possibilidade de nunca mais voltar. O que fazer? Antes de decidir, você precisa saber se realmente é uma oportunidade. Afirmo isso com base na história da origem dessa palavra.
“De onde vem a palavra oportunidade? Vem do nome de um vento. Os romanos tinham o hábito na Antiguidade de dar nome aos ventos. E um vento que eles apreciavam imensamente, que levava o navio em direção ao porto, era chamado de ob portus, ou vento oportuno. O que é oportunidade? É quando você pega o vento favorável, aquele que leva para o porto.” (*)
Nem tudo que se apresenta para você é uma oportunidade. As perguntas que devem ser feitas são: isto ou aquilo me levará ao porto seguro? A decisão que penso tomar é oportuna? A proposta de emprego é um vento oportuno? O namoro está me conduzindo ao porto? Divorciar-me é o melhor vento? Abandonar a igreja é ob portus? Você precisa decidir. Mas, cuidado! Discirna e avalie os fatos e as circunstâncias da vida. Sua decisão só levará você ao porto seguro se o vento vier de Deus.
Alex S. C. Rodrigues é missionário da IAP em Salvador (BA)
(*) Cortella, Mario Sérgio. Qual é a tua obra? Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
- Sobre Nós
sobre nós
A DENOMINACAO
NOSSA HISTORIA
diretoria executiva
- Ministérios
- Convenções Regionais
convenções regionais
- TV Viva Promessa
- Notícias
- Lições Bíblicas
- Vote Promessa
- +Conteúdo