Skip to content

Relatório atualiza situação de promessistas no Rio Grande do Sul

O Promessistas.org recebeu um levantamento inédito do Ministério Amor ao Próximo, braço social da Convenção Rio Grande do Sul sobre as famílias promessistas que foram atingidas pelas consequências da catástrofe ambiental que afeta o Rio Grande do Sul nas últimas semanas. Além disso, foi relatado como a igreja tem ajudado pessoas não cristãs, e detalhes sobre os templos e algumas das doações recebidas.

No total, 15 famílias que pertencem à igreja ficaram desabrigadas e, desde então, estão na casa de familiares, irmãos da igreja ou abrigadas em alguns dos templos disponíveis. De acordo com as informações, nenhum dos templos foi atingido pelas enchentes, embora, devido aos temporais, alguns precisem de reparos. Duas igrejas estão servindo de abrigo: a Promessa Alvorada, com 10 pessoas, e a Promessa Gravataí 65, com 12 pessoas, incluindo 3 famílias que não são promessistas.

“A maioria dos promessistas perdeu tudo. Iremos ajudar nossos irmãos, mas também as pessoas que estão abrigadas em nossa igreja, que não são promessistas. Conhecemos essas pessoas através das entregas de lanches nas ruas, estavam alojadas na BR 448 em Porto Alegre e perderam tudo”, conta a responsável pelo controle de pedidos e distribuição das doações, Daniela de Melo e Silva. 

 

VOLUNTÁRIOS PERSEVERANTES

O ‘Amor ao Próximo RS’, que cuida das questões relacionadas à solidariedade da Convenção Regional, está atuando há mais de 18 dias (início em 04/05), com um total de 21 pessoas envolvidas nas ações. Uma das voluntárias,  Rafaela Souza, demonstra uma espiritualidade amadurecida em meio a tragédia. “Eu tenho fortalecido a minha fé dia após dia. Pois, em meio ao caos, Deus tem sido fiel e mostrado que juntos somos muito mais fortes. Ele multiplica nossa força e nos faz crer em um retorno breve.”

Além de Rafaela, outros irmãos e irmãs arregaçam as mãos para o trabalho de ajudar o próximo. Os pastores também estão envolvidos: Pr. Aléssio Gomes, Pr. Daniel de Melo, Pr. Pedro Jair, Pr. Leandro Pedroso, DC Adriano Morelle, Pr. Rodrigo Leal, Pr. Luciano Leonel e Pr. Ernani. A igreja e familiares têm ajudado com doações financeiras e donativos.

A convenção tem recebido muitas doações e já realizou algumas ações, como a distribuição de 300 marmitas (somente no domingo, dia 05): “Recebemos muita doação de alimentos, roupas, água, higiene pessoal, kit de limpeza, alimentos para as crianças, leite e frutas diariamente”, confirma Daniela. Segundo a líder, agora, as maiores necessidades no momento são: alimentos, roupas e colchões, pois muita gente saiu de casa só com a roupa do corpo.

A PROMESSA MOBILIZADA

Desde o início da crise, a Convenção Geral, por meio da Agência Humanitária, mobilizou a denominação para que a igreja fizesse a sua parte. No dia 05 de maio, a TV Viva Promessa fez uma Live Solidária para levantar doações financeiras, com um PIX para as doações no e-mail: agenciahumanitaria@promessistas.org (identificar a doação com o nome do estado: Rio Grande do Sul).

Junto a Geral, Convenções Regionais também enviaram contribuições financeiras, bem como muitas igrejas no país viraram ponto de coleta e estão enviando donativos aos promessistas gaúchos. 

Daniela de Melo confirma que as doações têm chegado e que os recursos têm sido utilizados com sabedoria. “Estamos suprindo as necessidades com os valores que estão entrando e com as doações que estamos recebendo, reservando para a próxima etapa, que será quando a água baixar e precisaremos ajudar a reconstruir as casas com limpeza, móveis, etc.”, ressaltou. 

 

Por: APC Jornalismo. 

 

Notícias