Skip to content

Síndrome de João Doria

Como um pastor pode se tornar uma vítima de burnout

Não muito tempo atrás, ouvi a seguinte observação: “você não era assim, você mudou”. Essa fala foi feita em um contexto em que falávamos sobre minha aparente mudança de ritmo e como não estava mais ágil em algumas atividades. Não pude negar, pois realmente estou em processo de mudança. As mensagens do whats já não são mais prioridade como antes. A agenda já não está tão lotada como antigamente. As noites, especialmente as madrugadas, agora são destinadas ao sono. Os períodos de folga e lazer são curtidos ao máximo. Realmente mudei.
Recentemente, tem sido muito falado sobre o workaholic (viciado em trabalho, trabalhador compulsivo) por causa da gestão do prefeito João Doria. Doria, conhecido como João trabalhador, ganhou destaque por causa de sua agenda frenética de trabalho. Em seu programa na internet, ele afirmou dormir três horas por dia (veja trecho abaixo). Secretários foram trocados por não aguentarem o ritmo. Em visita a China, Doria faz uma brincadeira sobre uma nova tecnologia que permitiria seus secretários trabalharem 24 horas por dia. A reação foi um coro de “não!”.
Junto com o workaholic, outro conceito que está ganhando bastante destaque é o do burnout (“queimar por completo” ou “consumir-se”). O burnout está associado ao esgotamento no trabalho. O acúmulo de tarefas, cobranças excessivas e foco exclusivo no trabalho têm levado ao esgotamento físico e mental. Segundo uma reportagem do jornal Folha, o Brasil é o segundo país que mais perde dinheiro com problemas emocionais no trabalho. O burnout faz com que o rendimento profissional caia. Não é curioso que o país do workaholic também seja o país do burnout?
A primeira vez que ouvi sobre burnout foi em 2013, quando fazia minha pós em plantação e revitalização de igrejas. Nessa época tive acesso ao livro “Andando com o tanque vazio?” do pastor Wayne Cordeiro. No livro, ele relata sua experiência com o esgotamento físico e emocional que o fizeram a se afastar de suas atividades. Ele também compartilha sua jornada para a superação. O livro me impactou e me fez perceber o que vinha acontecendo comigo ao longo dos anos: eu estava andando na reserva havia muit o tempo.
Como pastor (uma das categorias mais atingidas por essa síndrome), sempre tive dificuldade com o descanso. Tinha vergonha de falar que iria sair de férias. Na maioria das vezes, me pegava me envolvendo com algo ou planejando alguma coisa para a igreja, a fim de me sentir menos mal. Lembro de uma vez que encontrei uma irmã que me deu um baita sermão quando disse que estava de férias. “Onde se viu pastor sair de férias”. Disse ela. Pra mim a coisa piorou quando o whats chegou. Agora estava conectado 24 horas por dia. Mensagens e mai s mensagens. Grupos e mais grupos. A vida agora tinha um convidado a mais. O celular sempre estava presente.
Comecei a repensar minhas práticas quando, em 2015, saí de férias para celebrar o aniversário de um ano de casamento. Na época não percebi, mas a viagem tinha sido feita a três: eu, minha esposa e o celular. O momento que era para ser curtido a dois, fora dividido com situações e cobranças que estavam a quilômetros de mim. No entanto, eu queria ficar a par de tudo o que estava acontecendo, afinal, sou pastor. Para mim estava tudo bem, só que a viagem não foi nada prazeirosa para minha mulher.
O ponto máximo que me obrigou a começar uma mudança foi em dezembro de 2016. Quando minha relação com o burnout deixou de ser teórica e passou a ser física. Não sei dizer se realmente tive um burnout, mas com toda certeza cheguei perto e a luz da reserva se acendeu. Comecei a ter dificuldade para me concentrar. Sentia-me irritado sem motivo algum. Passei a ter imensa dificuldade para dormir. Dificuldade em respirar e taquicardia. Dores de cabeça passaram a ser frequentes. Tive também grande problema estomacal que levo u a inflamação completa do meu estomago e esôfago. Nesse momento, percebi que algo estava errado. E realmente estava. Meu corpo me disse que estava no limite.
Foi nesse momento que conclui que precisava mudar e que algumas condições para nossa saúde física, emocional e espiritual só dependem de nós. Esperamos muito que os outros pensem e proporcionem as condições para nosso bem estar, mas a verdade é que depende de nós reconhecermos nossos limites e dizer aos outros até onde eles podem ir com suas cobranças e expectativas. No final das contas, a grande questão é que não nos esquecemos de que somos pastores, líderes, profissionais; esquecemos-nos que somos humanos. Esquecemos que temos limites. Muitos de nós temos medo de decepcionar e de não atender o que se espera de nós, por isso, acabam por não conseguirem dizer não. No entanto, uma lição importantíssima é que nem todo não é de rebeldia. Alguns deles são de preservação da saúde.
Por fim, queria dizer que realmente estou mudando. Não pretendo mais ser vítima do sucesso e muito menos desrespeitar minhas limitações. Percebo ainda que o descanso é essencial e que Deus nunca quis qu e fôssemos máquinas de trabalho. Por essa razão é que ele criou um dia de descanso: No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou. Aben çoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação (Gênesis 2:2-3).
Deus é um Deus que sabe que o cansaço é uma realidade para nós. Ele sabe que as demandas são muitas e, com frequência, não temos tempo para cuidar de nós mesmos e muito menos para de scansar. Nesse ponto, uma passagem me chamou a atenção. Marcos 6:30-31 fala que os discípulos de Jesus, depois de uma intensa atividade missionária, retornaram completamente exaustos e, como tinham muitas pessoas para atenderem, não conseguiram nem mesmo comer. Diante dessa situação, Jesus lhes propõe o seguinte: Venham comigo para um lugar deserto e descansem um pouco. Quem sabe essa não seja a solução para muitos dos exaustos: encontrar o equilíbrio entre o trabalho e o descanso. Afinal, Deus é um Deus que trabalha, mas que também descansa.

Ismael Braz é pastor das IAP’s de Cumbica-Base e Ponte Rasa (Convenção Paulistana Leste – SP).
Publicado originalmente em www.alemportal.com

Notícias