Skip to content

“A década do crescimento”: Pr. Adelmilson Julio Pereira fala sobre as ações da igreja rumo ao centenário da Promessa, em 2032

Em entrevista ao Promessistas.org, o Presidente da Convenção Geral das Igrejas Adventistas da Promessa relata como a data de aniversário da denominação, que completou 90 anos em 2022, foi relevante para os promessistas e que, pela graça de Deus, inicia um período de avanço a igreja.

A corrida rumo ao centenário da Igreja Adventista da Promessa já começou. A largada foi dada, neste ano em que a igreja comemorou seus 90 anos de existência, em 24 de janeiro de 2022. Em entrevista ao Promessistas.org, o Pr. Adelmilson Julio Pereira, Presidente da Convenção Geral e da Aliança Mundial Promessista (AMP), mostra como a data de aniversário da denominação foi relevante para os promessistas e um marco do que ele chama de década do crescimento. “A data dos 90 anos, quando nós lançamos, pela graça de Deus, a década do crescimento – 24 de janeiro de 2022 a 24 de janeiro de 2032 –, enfoca engajamento missionário e avivamento”, comenta.
Após dois anos restritivos, devido à pandemia do coronavírus, o líder aponta uma retomada animadora nas igrejas locais. “A igreja está muito esperançosa, de que esta fase mais rígida, mais difícil da pandemia do coronavírus já foi superada, e estamos cumprido a missão de Deus neste ano”, relatou o Pr. Adelmilson.
Ele também projetou na entrevista a necessidade de os promessistas, de um modo geral, se engajarem na missão da igreja, a partir de sua comunidade de fé e de se envolverem nos eventos institucionais, com o fim de avançar, pelo poder do Espírito. “Nós conclamamos a Igreja Adventista da Promessa, para que alcancemos, no centenário da igreja, a plantação de 100 igrejas e a formação de 100 pastores. Ultrapassar 20 países com a presença promessista e chegar a 100 mil Adventistas da Promessa”, explicou. Confira, a seguir, a entrevista na íntegra do Pr. Adelmilson Julio Pereira.

Promessistas.org: Nesses 90 anos da Igreja Adventista da Promessa, como o senhor vê a relação dos promessistas com a data do aniversário, neste ano, e com toda a história da denominação?

Pr. Adelmilson: “A Igreja Adventista da Promessa é uma forte igreja com vínculos tanto na sua unidade, entre as pessoas e as famílias, como num vínculo bem forte com sua doutrina. Nesses 90 anos completados, estamos revisitando muitas décadas importantes da igreja, e o que temos percebido é que a igreja está muito mais entusiasmada, muito mais empolgada, com a denominação e com a pregação do evangelho, com foco no avivamento. Nós temos encontrado uma igreja muito mais disposta a alcançar os confins da Terra. A data dos 90 anos, em que nós lançamos, pela graça de Deus, a década do crescimento, de 24 de janeiro de 2022 a 24 de janeiro de 2032, traz o enfoque missionário e avivamento”.

Promessistas.org: Diante do arrefecimento da pandemia, devido à graça de Deus e às vacinas, fale sobre a reabertura gradual das igrejas: o promessista está mais esperançoso diante da situação atual?

Pr. Adelmilson:O que temos percebido hoje é uma Igreja Adventista da Promessa pronta a frequentar os cultos. Todas as nossas igrejas, no Brasil e no mundo, estão em pleno desenvolvimento de suas atividades, e isso tem trazido para gente uma grande expectativa nesta retomada. A igreja é muito focada em cultos. Aliás, a sua vocação histórica é para o culto público, e a gente entende que a retomada das atividades presenciais está nos ajudando a retornar à nossa vocação histórica. A igreja está muito esperançosa de que esta fase mais rígida e mais difícil da pandemia do coronavírus já foi superada e de que estamos cumprindo a missão de Deus. É um momento propício para que a igreja avance! Devemos também estar atentos ao cenário epidemiológico, aos protocolos de saúde (uso de máscara e álcool em gel) e às vacinas recomendadas”.

Promessistas.org: Nas comemorações dos 90 anos, tivemos a estreia da TV Viva Promessa, o lançamento do Documentário sobre o Pr. João Augusto da Silveira e o lançamento do ‘Projeto 2032’. Quais os efeitos já vistos e as perspectivas futuras deles nas igrejas locais?

Pr. Adelmilson: “Ao completarmos 90 anos, pela graça de Deus, lançamos a TV Viva Promessa. Ela é um sonho que Deus tem colocado no coração da Diretoria Geral, em nossa gestão, para que a mensagem do evangelho alcance os confins da Terra. E ela tem cumprido muito bem este propósito. A TV Viva Promessa chega a dezenas de países e alcança milhares de pessoas ao redor da Terra. São pessoas de cerca de 50 países. A TV é importante para cumprir este propósito missionário e indicá-lo à igreja. Esta ferramenta tem servido para a informação do povo promessista, o aparelhamento dos santos e o avanço missionário”.

Assista à web TV e se inscreva no canal aqui: https://www.youtube.com/c/promessistasbrasil

“Nós lançamos também o Documentário Rota 32: a emocionante história de João Augusto da Silveira, que foi muito bem recebido pelos promessistas. O povo da Promessa é bastante vinculado a sua história, e o documentário mexeu com a igreja. Um dos pontos importantes foi quando o documentário apresentou um testemunho do Pr. João Augusto da Silveira. Muitos irmãos puderam ouvir a voz do pioneiro e do enviado de Deus para levar a Promessa para fora do Brasil, o missionário e Pr. Junílio da Silveira. O documentário foi muito bom e importante para a denominação”. Assista ao documentário aqui:

[Após o vídeo, a entrevista continua]

 

E por fim, o Projeto 2032 é uma iniciativa da Aliança Mundial Promessista (AMP > leia notícia aqui). Hoje nós temos três convenções gerais da Igreja Adventista da Promessa: Convenção Geral – Brasil, Convenção Geral – Argentina e Convenção Geral – Paraguai. As três convenções gerais compõem a AMP. São três países em que temos autonomia financeira, administrativa e de proclamação, ou seja, esses três países podem proclamar, com recursos próprios e com lideranças próprias, o santo evangelho.

A AMP, que, pela graça de Deus, tenho o privilégio de presidir, lançou o Projeto 2032 com o foco em alcançar o mundo. É um plano global de evangelização para chegarmos a muitos países, e a Promessa deve plantar 100 igrejas nos próximos dez anos. Ela também deve formar 100 novos pastores no Brasil e no exterior, especialmente em Moçambique, onde montaremos uma base para formar ministros do evangelho, missionários e missionárias, e alcançar outros países. Hoje, entre igrejas e grupos organizados, estamos em 16 países. Queremos avançar, quem sabe ultrapassar os 20 países na próxima década”.

Promessistas.org: De que maneira o promessista pode participar mais efetivamente desse preparo para o centenário?

Pr. Adelmilson: “Até o centenário, em 24 de janeiro de 2032, nós teremos alguns eventos e queremos contar com vocês. Em outubro de 2023, faremos a Conferência Internacional dos Promessistas, a partir de Buenos Aires (Argentina), e será uma grande conferência de alcance internacional. Em 2027, teremos um grande encontro da AMP, a partir do Paraguai, e fecharemos com um grande encontro dos promessistas em 2032, a partir de São Paulo, no Brasil, onde nasceu a Igreja Adventista da Promessa, no dia 24 de janeiro. Se Deus permitir, faremos isto para festejar os 100 anos da Promessa.

Como você pode se preparar para tudo isso? Pode se engajar na obra missionária da igreja local. Você pode ajudar seu pastor local, ajudar a sua diretoria regional, mas pode ajudar em outros projetos da Igreja Adventista da Promessa. Nós temos projetos na área humanitária, com a Agência Humanitária, que foi lançada em 2021. Você pode, além de orar, doar o seu tempo ou, quem sabe, o seu recurso para abençoar as pessoas. Inclusive, você pode ajudar quem está sofrendo em Recife e no estado de Pernambuco. A Agência Humanitária está levantando ajuda aos que sofrem, com as consequências das fortes chuvas [saiba como doar aqui]. Nos solidarizamos e oramos pelos pernambucanos.”

Você pode se engajar na obra missionária e nas excursões missionárias. Nós temos o Seminário da igreja, as atividades de revitalização e plantação de igrejas; então, de alguma forma, você pode se engajar diretamente. Mas se, de repente, você não puder se engajar num projeto de fora da sua cidade, do seu estado, do seu país, você pode orar pela obra missionária. Também pode contribuir financeiramente, para que outros levem o santo evangelho, até nós chegarmos ao final desta década do crescimento.

            Nós conclamamos todos – crianças, adolescentes, jovens, homens, mulheres e anciãos – da Igreja Adventista da Promessa, para que alcancemos, no centenário da igreja: a Plantação de 100 igrejas e a formação de 100 pastores. Precisamos ultrapassar 20 países com a presença promessista, ou seja, precisamos abrir a igreja da Promessa em mais 4 países, e queremos chegar a 100 mil Adventistas da Promessa, até o centenário. Você é desafiado a caminhar com a gente nessa grande caminhada de avivamento e expansão da Igreja Adventista da Promessa”.

 

Por: Ministério de Comunicação.

Notícias