Skip to content

De olho na Copa, de olho na Bíblia: confira as seleções que representam países onde a Promessa está presente

Das 32 seleções na Copa do Mundo, a Igreja Adventista da Promessa se encontra em 6 países com times na competição. 

Das 32 seleções na Copa do Mundo da FIFA no Catar, a Igreja Adventista da Promessa se encontra em 6 países com seleções que jogam ou estiveram na competição, que chega nesta sexta, 09, às quartas de final. Além do Brasil, há promessistas na Argentina (classificada às quartas de final), no Uruguai (eliminado na fase de grupos), Portugal (classificado às quartas de final), Espanha (eliminada nas oitavas de final) e Inglaterra (classificada às quartas de final). 

O Promessistas.org fez um levantamento a partir de números divulgados na 58ª Assembleia Geral, com a Aliança Mundial Promessista (AMP) e a Junta de Missões da Convenção Geral (JM), e apresenta os adventistas da Promessa nesses países. A lista se encontra em ordem alfabética. Confira a seguir: 

 

1.Argentina

Na Argentina, cuja seleção alcançou a classificação para às quartas de final, em cima da Austrália por 2 a 1, e vai jogar com a Holanda na sexta-feira, 09, tem Promessa. Segundo informações da líder da igreja no país, a Ms. Liliana Arruda: são 4 igrejas, cerca de 256 cadastrados e 148 membros. Esse ano de 2022, a igreja na Argentina realizou um batismo com cinco pessoas

Os promessistas no país, fazem parte da Aliança Mundial Promessista (AMP), fundada em dezembro de 2021 e se reuniu em maio de 2022. Esse, é um órgão que reúne os países onde a igreja tem independência financeira, liderança consolidada e os laços são mantidos pela doutrina. A Superintendente da Convenção Argentina é a Missionária Liliana Arruda, e o Vice-Superintendente é o Pr. Lucas Centurion, que recentemente esteve no Brasil, para a Junta Geral Deliberativa e 58ª Assembleia Geral, e concedeu entrevista à TV Viva Promessa:

 

2.Brasil

O Brasil segue confiante às quartas de final, depois de ter goleado a Coréia do Sul por 4 a 1. A seleção “Canarinho” tem pela frente a Croácia, na próxima sexta, 09. Os brasileiros  caminham rumo ao Hexa. Fora dos campos, a igreja tem progredido em solo nacional: com muitos batismos, projeto de Evangelho integral e plantação de igreja

A igreja brasileira, pela graça de Deus, tem tido grandes batismos. Separamos alguns de várias partes do país: 104 pessoas batizadas na Convenção Baixo Amazonas, 13 adolescentes na Convenção Goiás, na Convenção Ceará 20 almas batizadas, duas igrejas da Convenção Paulista batizaram 9 pessoas e receberam novo membro  e 24 pessoas batizadas na Convenção Paranaense

Os últimos números divulgados na 58ª Assembleia da Convenção Geral, no Brasil, mostram aproximadamente 61 mil 637 promessistas. Para que haja um aperfeiçoamento na gestão estatística da igreja, baixe o  aplicativo Promessa Mais. 

3.Espanha 

Apesar de ter sido considerada uma das seleções favoritas da Copa, os espanhóis ficaram pelo caminho, numa partida dramática contra Marrocos. Sem gols no tempo normal e na prorrogação, os marroquinos derrotaram a “Fúria” nos pênaltis: 3 (Sabbiri, Ziyech e Haki) a 0, com destaque para duas defesas do goleiro Yassine Bounou.

Apesar da Espanha ter perdido nos gramados, a igreja segue sua caminhada no país, em junho deste ano, por exemplo, houve um batismo das irmãs em Cristo, Ana Rissi e Diana Marina, como se pode ler em: Igreja em Madri, na Espanha, ganha duas novas discípulas. Atualmente, o responsável é o Pr. Arley Coelho Dias, que cuida junto com sua família, de 53 promessistas.

4. Portugal 

A seleção portuguesa passou com folga pelos suíços. No jogo que valia vaga nas quartas de final, golearam por 6 a 1 a Suíça, com o “brilho” do substituto de Cristiano Ronaldo: Gonçalo Ramos, que fez 3 gols na partida. Assim como os portugueses avançaram na competição esportiva, os promessitas tem se consolidado e avançado no país. 

Os números atuais são de: 152 promessistas, sob a responsabilidade do Pr. José Lima de Farias Filho e sua família (a esposa Wladia Ferrari, e os filhos João Pedro e Thiago). 

5.Inglaterra

Os ingleses passaram fácil pela seleção do Senegal. O jogo foi uma goleada por 3 a 0 em cima dos africanos. Ao que parece, não será tão fácil sua partida das quartas de final, contra a França, no próximo sábado.

Em termos de presença no país, a Promessa tem feito um trabalho com um público rotativo, são refugiados que chegam à Inglaterra, sob responsabilidade dos missionários Márcio e Karen Joasen – instalados em Liverpool. Para entender melhor o perfil do trabalho missionário, confira o site da JM: https://www.juntademissoes.com.br/campos/inglaterra.php

6. Uruguai

Na Copa do Mundo, o Uruguai foi eliminado ainda na fase de grupos, apesar de vencer Gana, por 2 a 0, na última partida de grupos. A “Celeste” foi ultrapassada pelos sul-coreanos, que venceu Portugal por 2 a 1, o que tirou a vaga do time Sul-Americano, pela vantagem no saldo de gols. Mas apesar da derrota em campo, a Promessa tem tido vitória no “campo” da evangelização no país.

Os últimos números divulgados pela JM são os seguintes: Cadastrados – 5 pessoas e mais 13 famílias sendo evangelizadas. Desde 15 de junho de 2022, assumiu a liderança da igreja, o Pr. João Batista da Silva, casado com a missionária Eliane Cristina Silva e pai de Ana Vitória e Igor Lucas. O Promessistas.org noticiou que há crescimento no lugar, com a graça de Deus. Em contatos missionários a igreja avança em Montevidéu, Uruguai.

Outros países com Promessa – Além desses países, cujas seleções foram à Copa, a Promessa está em mais 12 nações que não foram ao Catar: Bolívia (83 promessistas), Colômbia (175 promessistas), Chile (140 promessistas), El Salvador (35 promessistas), Guatemala (38 promessistas), Honduras (grupo base – 10 pessoas), Índia (29 promessistas), Moçambique (cerca de 3 mil promessistas), Nepal (grupo base – 4 pessoas), Nigéria (cerca de 300 promessistas), Peru (40 cadastrados) e Paraguai (1145 promessistas), totalizando 18 países. 

Por: APC Jornalismo. 

Com informações: Convenção Geral, Aliança Mundial Promessista e Junta de Missões. 

 

Notícias