Skip to content

DICAS DA LIÇÃO 06: Barro nas mãos do oleiro

A lição desta semana trata de um dos trechos mais famosos do livro de Jeremias, o capítulo 18, que trata do vaso e Oleiro; confira as sugestões de dois vídeos e duas dinâmicas, para sua aula na Escola Bíblica. 

DICA UM – Vídeos sobre oleiro

O oleiro é uma das profissões mais antigas do mundo, na reportagem em destaque, mostra-se a delicadeza e o amor à profissão de quem seguiu esse caminho:

 

Caso exiba esse vídeo, pergunte aos alunos, sobre o que acharam e perceberam da profissão, e de que forma, conseguiram enxergar nela, o texto de Jeremias sobre o cuidado de Deus com Judá. 

O segundo vídeo que destacamos, é a que mostra biblicamente, como Deus modelou o ser humano e como em Cristo, cada pessoa é moldada para sua glória e louvor. Confira o vídeo aqui:

 

DICAS DOIS – Dinâmica “O que você consegue fazer?”

Para ajudar na reflexão do estudo desta semana, sugerimos a dinâmica “o que você consegue fazer”, ela consiste da distribuição de massa de modelar (por ser um material mais fácil de achar e manusear), barro ou argila, que deve ser distribuída para os alunos, ou alguns voluntários, e no tempo de 10 minutos, serão desafiados a modelar algum objeto. 

Material: Massa de modelar (preta, cinza ou marrom); barro ou argila. 

Lição a aprender: Diga à classe que, da mesma forma que projetaram modelar algum objeto, o Senhor levou Jeremias para ver a confecção de um vaso, em uma olaria, e observar como o oleiro propôs fazer e refazer, quantas vezes necessária, sua cerâmica. A grande lição é que, Deus queria tirar as impurezas de seu povo, para torná-los vaso pronto, vaso novo para sua glória. 

 

DICAS TRÊS – Dinâmica “O vaso moldável”

Para ajudar na reflexão desta passagem de Jeremias 18, sugerimos mais uma dinâmica relacionada ao episódio do “vaso e oleiro”. 

Material: Argila ou massa de modelar (preta, cinza ou marrom), num prato raso e em cima de uma mesa; um vaso pronto, preferência, sem pintura; 

Lição a aprender: Leia o texto de Jr 18:1-3 na direção do prato que está com a argila ou a massa de modelar, indicando que aquele é um estado para fazer e refazer o vaso, com o objetivo de se chegar a cerâmica desejada, aí aponte ao vaso terminado; Depois, leia o texto de Jr 18:4-12, enfatize o porque Deus, figuradamente, desfez o que estava moldando e construindo um novo vaso (Judá); Explique que devido a idolatria (rituais em que queimavam os filhos ao deus Moloque), rebeldia e desobediência dos sacerdotes, Deus iria julgar a nação com o propósito de mudá-los. 

(Não há necessidade de se fazer as duas dinâmicas, apenas escolha a melhor para sua aula, e se necessário, faça adaptações)

 

Por: Editora Promessa. 

Notícias