Conheça os recursos para próxima Escola Bíblica: Dinâmica ‘Personagens de Tito’, dinâmica ‘Exemplo de Pessoas’ e o vídeo – Por que a Bíblia não se posiciona contra a escravidão em geral?
DICA UM
Dinâmica ‘Personagens de Tito’: Para ajudar na explicação dos itens 1 e 2, você pode fazer a seguinte dinâmica.
Para o item 1, peça que uma mulher ou homem idosos participe de sua aula, e responda a seguinte questão: “Quais conselhos sobre vida cristã ele/ ou ela dão aos jovens e/ou aos adultos?”. Em seguida a resposta, destaque a fala do personagem e mostre os conselhos paulinos a Tito: autocontrole, fé sólida e cuidado com a embriaguez (Tt 2:1-3).
Para o item 2, peça que moça e um rapaz participem da aula, faça comentários sobre os conselhos dados por Paulo a Tito: às moças – aborde sobre a ênfase familiar paulina, lembrando: em Creta, as moças eram criadas para promiscuidade x hoje, uma necessidade de conciliar casa e mercado de trabalho – (Tt 2:4-5), e aos rapazes – seguir padrões como José, Daniel, Timóteo e o próprio Tito (Tt 2:6), pontue sobre estes desafios.
Após cada participação, enfatize que cada faixa-etária deve ser exemplo e suporte para outra.
LEIA MAIS:
Dia Internacional da família: Deus tem um plano para a sua casa
Em cerimônia com casal de surdos, batizados por pastor surdo, 9 vidas descem às águas em São Paulo
DICA DOIS
Dinâmica “Exemplo de Pessoas”: A temática do item 3 é ser “padrão/exemplo” para os fiéis, para contextualizar a explicação do conteúdo e criar mais interação, pergunte a seus alunos sobre lembrar pessoas que marcaram suas vidas positivamente: Professores, Médicos, Pastores e etc… em seguida as citações, faça um link com o ensino de Paulo a Tito: “Paulo desejava que Tito deixasse uma marca positiva na vida dos cristãos por meio de sua vida”.
DICA TRÊS
Vídeo – Por que a Bíblia não se posiciona contra a escravidão em geral?: Este vídeo ajuda a esclarecer o tema do item 4 e reforça a proposta de que a Bíblia ajudou a minar as bases da escravidão. Exiba em sala ou compartilhe com seus alunos, o vídeo:
Não se esqueça de perguntar sobre o conteúdo que foi assistido e como ele ajuda a esclarecer o estudo.
Por: Editora Promessa.