Skip to content

Dicas da Lição 13 “Clamando por um avivamento”

Confira 4 dicas para encerrar sua aula de sábado, a última do trimestre, da série “Rota 32: o caminho do avivamento”: Perguntas de interação, dinâmica “Vire as costas ao pecado”, plaquinhas “Eu oro por um avivamento!” e “ore na prática”.

DICA 1 PERGUNTAS DE INTERAÇÃO 

(P/INTRODUÇÃO)

Comece sua aula distribuindo folhas de papel e canetas e/ou lápis e faça as seguintes questões: a) Quais são os problemas externos enfrentados por “sua” igreja local? b) Quais os problemas internos enfrentados por sua igreja local?. Explique após as respostas de seus alunos, que não importa as dificuldades que a igreja enfrente, eles não podem impedi-la de receber um avivamento da parte de Deus e diante do clamor de seu povo. Ao final, leia o texto: Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar.” (Atos 2:39). 

 

DICAS 2 DINÂMICA “VIRE AS COSTAS AO PECADO”

O foco do item 1 é explicar aos alunos a expressão “voltem-se para Deus”. Um dos sinônimos para a frase é a palavra “conversão”, que de acordo com a lição, significa “virar as costas ao pecado e aproximar-se de Deus”. Sugerimos que você aplique a seguinte dinâmica:

Peça que um aluno se posicione no meio da sala; numa cadeira ao seu lado, ponha correntes com uma placa escrita “pecado”, como símbolo do pecado. Quando ele olhar para esse lado, explique que são essas as consequências do pecado: a prisão de si próprio, nas vontades terrenas e tentações diabólicas.  

Do lado oposto, quando o aluno ficar de costas a placa do pecado, ponha uma cruz, que pode ser feita de isopor ou uma imagem impressa, mostrando que este símbolo nos mostra a solução para o pecado em Cristo, e que este nos traz, o avivamento por meio do Espírito. Explique que é necessária uma atitude consciente, antes de Deus conceder um avivamento: conversão, amor profundo, ação sacrificial e quebrantamento. 

 

DICAS 3 PLAQUINHAS “EU ORO POR UM AVIVAMENTO”

Confeccione uma plaquinha de mãos em oração com a frase “Eu oro por um avivamento!”. Cole-a em um palito de churrasco e durante sua aula, na explicação do item 2 “um clamor persistente”, entregue-a a um aluno e peça que ao pegar a placa, e repassá-la a cada aluno, respondam: “Eu oro por um avivamento, por que?”. A ideia é envolvê-los na temática da oração. 

Versão das plaquinhas em PDF

DICAS 4 “ORE NA PRÁTICA”

Separe um tempo considerável da aula para clamar a Deus por um avivamento. Incentive seus alunos a buscarem o batismo no Espírito Santo e a pedirem que Deus distribua dons, ministérios e vocações. Ao fim da aula, tente agendar com sua classe, momentos de oração ao longo da semana, ou crie um projeto de oração, amigos de oração e/ou relógio de oração para executarem. 

 

Por: Editora Promessa.