Skip to content

Dicas da Lição 4 – Quem sou eu e por que estou aqui?

Nos recursos pedagógicos do estudo da semana, confira para o próximo sábado (23), um roteiro de aula, a ‘dinâmica da selfie e um videoclipe sobre – somos mais que estética.

Dica 1 | Roteiro de aula

Para que seu ensino seja mais claro em sala, e você tenha mais contato visual com sua classe, sugerimos que tire dos tópicos da lição frases e pontos-chave do conteúdo, desta forma, você não precisa ler todo o conteúdo na hora da exposição. Sugerimos alguns destaques (pode ser melhorado). 

1) Sou criação de Deus – ênfases: 

  • Explicar que o homem e a mulher foram criados do pó da terra, pelo Senhor (Gn 2:7);
  • Pontuar a existência de elementos químicos na terra e no corpo humano.
  • Explicar que o homem se tornou ‘alma vivente’, graças ao sopro de Deus (fôlego, ar, respiração e não uma entidade imaterial).
  • Os humanos são seres integrais: alma vivente, é a junção do corpo + espírito (Dt 10:22; Ez 18:4; At 2:41).  
  • A existência humana é para alegria e glória do Criador (Is 43:7).

2) Sou imagem de Deus – ênfases: 

  • Pergunta condutora: O que distingue os seres humanos das demais criaturas? (Sl 8:5). 
  • Explicar que “somos a imagem e semelhança de Deus” (Gn 1:26) e “somos seus representantes” (Sl 8:6-8). 
  •  Pontuar dois aspectos da natureza divina em nós: a) pessoalidade – não aparência física, mas as facetas da personalidade divina (ver no estudo); autoridade para dominar e cuidar da criação (Gn 2:15); segundo aspecto: b) espiritualidade – conhecer e se relacionar com o Criador (Os 6:3a; Sl 95:6); ética divina nas relações interpessoais e com a criação. 

Dica 2 | Dinâmica selfie 

Para explicar sobre a ‘imagem e semelhança de Deus’, um dos recursos pedagógicos que sugerimos, é a ‘dinâmica da selfie’. Os alunos vão precisar de seus telefones celulares, caso alguém não tenha, ajude-os na necessidade. Em seguida, peça que façam uma selfie e após o procedimento, respondam a pergunta: “Com qual familiar você se parece mais?”. Dê um tempo para que reflitam sobre isto e digam a todos na aula. 

Após esse momento, faça uma ponte com o conteúdo do item 2 “Sou imagem de Deus”. Fale a eles, que além destas características humanas, temos qualidades divinas, como: pensamento, emoções, arbítrio e responsabilidades (cuidar do planeta, se relacionar com Deus e as pessoas). 

Encerre, pedindo para que olhem de novo a selfie, e diga a eles: “Você tem o DNA do seu criador. Viva para sua glória e alegre-se nele”. 

(Conteúdo adaptado/Portal EBD).

Dica  3 – canção sobre para aplicação 2 – somos mais que estética!

Sugerimos, que o professor mostre a seus alunos a música “A coisa mais linda”. O clipe da canção traz diversas situações que elucidam o conteúdo do item 2 da aplicação “Somos imagem e semelhança de Deus, manifestamos sua glória”. No vídeo é retratado situações do cotidiano que levam ao fracasso, mas que  por sermos criados por Deus, o ser humano foi criado com a beleza e propósitos de Deus, é mais que a estética ou circunstâncias. Confira o vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=RZgZBYWNARI

Baixe os slides e materiais de divulgação em: https://promessistas.org/licoes-biblicas/lb340/

Por: Editora Promessa. 

Notícias