Skip to content

IAP 80 Anos

Jovens, uma mensagem do Pr. João Augusto para vocês

O primeiro sepulcro foi para um jovem

Suas obras justas e sua compreensão da salvação fixaram seu nome numa lista de homens especiais que o sucederam
 
Por João Augusto da Silveira (In memorian)
Temos certos fatos relatados nas Escrituras Sagradas que, lidos sem meditação, recebem apenas a feição que lhes é comum. Entretanto, estão cheios de importantes lições que, quando lidas e meditadas, poderão influir na completa mudança do curso da vida.
Nem sempre pensamos na história de que o primeiro sepulcro cavado neste mundo foi para um jovem. Eis aí uma inversão da ordem natural: em vez do filho chorar a perda de seu pai, aqui o pai chora a perda do seu filho, ainda tão jovem! Foi o pecado que transtornou a ordem das coisas. No plano original de Deus, em relação a esta terra, não havia nenhuma planta de cemitério, e nem modelos de sepulcros para velhos e nem aos jovens! Entretanto, a terra recebeu pela primeira vez, o corpo de um jovem!
A lição que podemos tirar destes fatos, muito embora nos ofereçam certos aspectos, é que ele constitui um eloquente sermão para os jovens de ambos os sexos. É muito comum vermos a juventude sadia e forte, cuja vivacidade parece até lançar um desafio à morte, esquecida desse acontecimento. Mostram-se indiferentes a uma realidade da vida, quanto ao seu estado presente desde a entrada do pecado. Esta coisa real e presente, que dispensa todo argumento, é a morte. E foi justamente um jovem talentoso, cheio de uma vida muito superior a da juventude de outras gerações, que desceu ao sepulcro! Era um dos primeiros filhos de um casal, que, embora transgressor da ordem divina, ainda refletiam um pouco da glória que desfrutavam antes do pecado!
Há uma particularidade notável na vida do primeiro jovem do qual viemo-nos ocupando. As Escrituras Sagradas não só nos falam dele da maneira acima descrita, mas fazem constantes alusões quanto à sua fé e caráter impoluto diante de Deus. Suas obras eram justas (1 Jo 3:2). Sua compreensão da salvação, das promessas de Deus e da fé no cordeiro prometido; todas estas coisas dão margem para que seu nome figurasse numa lista de homens especiais que o sucederam. Nesta lista estava o nome de Abel, o primeiro jovem tragado pela morte (Hb 11:4).
Não importa a juventude conhecer estes fatos na sua vida e ficar pensando só no terror da morte; mas sim, ter a certeza da vida futura. E para isso deve atender ao sábio conselho de Salomão, quando disse: Lembra-te do seu criador nos dias da tua mocidade (Ec 12:1).
O apóstolo Paulo tinha como seu companheiro de trabalho o jovem Timóteo, a quem ele chama de “meu verdadeiro filho na fé” (1 Tm 1:2). E, mais adiante, diz que sua juventude não era um motivo para que o seu trabalho fosse desprezível, e aconselhou: … mas procura ser exemplo para os fiéis, na palavra, no comportamento, na amor, na fé e na pureza (1 Tm 4:12).
Eis aí, nestas passagens, a apresentação de um mapa, com marcos precisos do caminho da vida, traçados nos exemplos dos jovens que, antes da morte os arrebatar, já haviam alcançado testemunho de agradarem a Deus.
Segui, pois, amados jovens, o caminho do bem, e tereis igual sorte como daqueles! (…)
Pr. João Augusto da Silveira foi o fundador da Igreja Adventista da Promessa. Texto extraído de “O Restaurador”, nº 104, de Junho de 1949, p. 1-2.
 
 

Notícias