Skip to content

Quem é o povo de Deus na Terra?

Com seu sangue, ele comprou para Deus pessoas de todas as tribos, línguas, povos e nações (Ap 5:9).

 

Primeira de Pedro foi uma carta circular enviada a várias comunidades eclesiásticas na província romana da Ásia Menor. Conforme expresso pelo apóstolo, o conteúdo dessas verdades serviria para o povo de Deus espalhado pelo mundo inteiro (1 Pd 5:9). Em Cristo Jesus, judeus e não judeus formam um só povo (Ef 2:14), pois há uma só fé e um só Senhor (Ef 2:5). 

Leia mais: Conheça a identidade visual do mote: “Um povo. Uma missão. Múltiplas formas.”

Portanto, a história bíblica mostra que Deus tem um povo, e esse povo é a sua igreja (Mt 16:18). Pedro inicia o capítulo quatro destacando os méritos de Jesus. Sua vitória sobre o pecado, seu triunfo sobre a morte e o alcance da sua obra. Com seu sangue, ele comprou para Deus pessoas de todas as tribos, línguas, povos e nações (Ap 5:9). Deus tem um povo!

 

A COMUNHÃO

Agora, o que precisamos considerar neste trecho da carta é que o povo de Deus possui uma característica marcante e determinante: a comunhão. O apóstolo afirma que os pagãos ficam admirados com a forma como o povo de Deus vive (1 Pd 4:4). Para uma igreja que sofria perseguição, permanecer unida seria a maneira mais eficaz de superar a ardente prova. Por isso, o apóstolo exorta que eles cultivem a hospitalidade e mantenham sempre o amor mútuo (1 Pd 4:8,9). 

E, como em outras passagens do Novo Testamento, a ideia de corpo aparece aqui. No corpo de Cristo, cada membro deve trabalhar visando o todo (1 Pd 4:10). Seremos reconhecidos como povo de Deus se amarmos uns aos outros (Jo 13:35). A Igreja Adventista da Promessa é parte do povo de Deus espalhado pela Terra! Não temos dúvida de que somos um povo unido, uma marca da identidade promessista. 

Para os próximos desafios que enfrentaremos como igreja, precisamos preservar essa marca, lutando pela unidade do corpo (Ef 4:3). Lembre-se! Jesus sofreu no corpo para resgatar para Deus um povo santo (1 Pd 2:9). Jesus morreu pela unidade da igreja, não permitamos sementes de discórdias, divisões e partidarismos. Deus tem um só povo e esse povo está unido em um só propósito.

Texto: Extraído do Sermão 92 anos da Promessa.

ASSISTA TV:

Notícias