Skip to content

DICAS DA LIÇÃO 12 – Como batalhar pela fé?

Veja quatro recursos para dinamizar sua aula: imagem, dinâmica, proposta de atividade e vídeos. 

 

DICA UM – Recurso de imagem

Preparamos uma arte para auxiliar o professor  na explicação do item 1 – conscientizando-se da batalha. Nela, estão os pontos que o estudo esclarece sobre a identidade dos falsos mestres, ideal para que se possa identificá-los, se proteger e combatê-los. 

Segue a imagem para download:

DICA DOIS – Dinâmica ‘Duplas de oração’

No item 2 – preparando-se para a batalha, sugerimos que o facilitador aplique a dinâmica ‘duplas de oração’. Por meio de uma vida de oração, podemos cuidar de nossa fé para resistir na batalha de combate aos falsos ensinos até a volta de Cristo, como explica o estudo. Portanto, separe cinco minutos ou mais para oração em duplas: compartilhe sobre seus desafios e dificuldades e orem juntos a Deus. Ao final, enfatize que a oração deve ser constante em nossa vida cristã.

 

DICA TRÊS – Cuidando dos que precisam

O tópico ‘Indo à batalha’ apresenta três tipos de pessoas que precisam do cuidado daqueles que estão firmes em Cristo:

  1. Os duvidosos – são aqueles que têm dúvidas em relação à mensagem dos falsos mestres e precisam de orientação para fortalecer sua fé.
  2. Os que ‘caminham para o fogo’ – são pessoas que abraçaram os ensinamentos falsos e precisam ser confrontadas para se arrependerem e se voltarem para a verdade.
  3. ‘Os outros’ – são aqueles que se envolveram com a doutrina dos falsos mestres e estão vivendo uma vida imoral. Eles devem ser advertidos e orientados a mudar sua conduta.

Diante desses exemplos, interrompa a aula por alguns minutos e peça aos alunos que pensem em cristãos que conhecem que se encaixam em um dos grupos mencionados. Em seguida, incentive-os a orar por essas pessoas e a enviar mensagens, compartilhando a Palavra ainda no dia da aula.

 

DICA QUATRO – Vídeos ‘Identificar um falso mestre’

Sugerimos dois vídeos para ajudar na aplicação do estudo: ‘Sejamos contundentes frente aos falsários’. O primeiro vídeo é rápido, mas sintetiza em dois pontos como identificar um falso mestre, segundo Hernandes Dias Lopes. O segundo vídeo é um trecho da participação em um podcast com o Pr. Luiz Sayão, onde ele aponta de forma mais detalhada essas características: o conteúdo específico vai até 4 minutos e 36 segundos.

 

Vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?v=bSv-ex1dAjo 

Vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=a-cyUu5yCok 

 

Texto por: Editora Promessa. 

Publicado por: APC Jornalismo. 

ASSISTA NA TV: 

Notícias