Skip to content

DICAS DA LIÇÃO 13 – Esperança em meio à dor

Os recursos para a última lição da série “Esperanças em tempos difíceis” estão disponíveis: Vídeo com resumo do livro de Lamentações, imagens de ensino, dinâmica “esperança transbordante” e oração por restauração.

 

DICAS UM – Vídeo resumo sobre Lamentações de Jeremias

Para começar sua lição, exiba na aula ou envie anteriormente aos seus alunos (via WhatsApp), o vídeo Lamentações é um resumo de 7min13seg que mostra as características, o contexto e pontos principais presentes no livro. O vídeo ajuda numa ambientação para que o estudo seja mais fácil de se entender. 

Assista e compartilhe:

 

DICAS DOIS | Imagens de ensino

No item 1, há pelo menos três imagens (abaixo para download) que o professor pode mostrar a seus alunos, para ajudar na fixação ou na elucidação do tema: a imagem de uma viúva (fala sobre a tristeza de Jerusalém); a imagem de um leão (fala do juízo divino) e a imagem do fogo (trata da destruição na cidade). Estas imagens ensinam e cooperam para um melhor entendimento do conteúdo. 

 

DICAS TRÊS | Dinâmica “esperança transbordante”

O item 2 enfatiza o capítulo 3, cujo tema central é a esperança. Por isso, sugerimos a Dinâmica “esperança transbordante”

Como fazer? Utilize uma jarra de 2 litros (com água, se possível, com auxílio de um corante da cor verde, símbolo de esperança); uma segunda jarra de 1 litro ou 1,5 litros (vazia); bacia para colocar a jarra vazia; procure uma mesa e posicione em frente seus alunos. 

Na prática. Comece perguntando à classe: como você define a palavra “esperança”? 

Em seguida, diga para que cada aluno vá em direção a mesa, e enquanto define o significado da palavra, derrame água (dê um limite de 30 segundos). Provavelmente, a jarra seca irá encher e transbordar (por isso a necessidade de dela está dentro de uma bacia). 

Para concluir, após todos participarem, aplique o ensino e leia: “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança; as misericórdias do Senhor renovam-se a cada manhã” (Lm 3:21-23). A esperança, embasada na misericórdia de Deus, é transbordante, ilimitada, e isso renova nossas expectativas na renovação. Por isso, devemos nos arrepender dos pecados, viver uma nova vida com fé em Jesus. 

 

DICAS QUATRO – Oração por restauração

No item 3, que estuda Lm 5, há um claro pedido por restauração, sugerimos que após a explicação do trecho, o professor/professora oriente que sua turma com pedidos, seja a nível comunitário (igreja/bairro/cidade) e/ou seja pessoal (família/amigos), sobre o mesmo tema de Lamentações; após pensarem, ore com sua turma. Se preferir, faça esse momento no fim da aula. 

 

Confira o vídeo de apresentação da nova série de Lições Bíblicas – “Igreja em modo missão”

 

Boa Aula!