Skip to content

Vídeo: Devemos orar pela paz em Israel durante o confronto?

Saiba a resposta do Pr. Eleilton no quadro “Responde, aí!” da TV Viva Promessa.

 

Uma das perguntas mais frequentes durante os conflitos entre Israel e o Hamas na Palestina foi respondida no mais recente episódio do quadro “Responde, aí!” da TV Viva Promessa, apresentado pelo Pr. Eleilton Freitas. A questão em discussão era: “Israel é o relógio de Deus? Devemos orar pela paz em Israel durante o confronto?”

 

Com argumentos baseados na Palavra de Deus, ele respondeu: “Devemos orar pela paz em Israel, da mesma forma que devemos orar pela paz na Ucrânia e em qualquer outro lugar onde haja guerra”. A visão da nova aliança em Cristo não coloca Israel como uma nação mais especial que outras, ou como o povo de Deus na terra. “Não podemos esquecer que, biblicamente, à luz do Novo Testamento, isso não é mais verdade. Israel rejeitou o Messias”, acrescentou. “À luz da nova aliança, o povo de Deus é a igreja.”

LEIA MAIS: Quem é o povo de Deus na Terra? 

Eleilton também citou o texto de Mateus 21:43: “Portanto, eu vos digo que o reino de Deus vos será tirado e será dado a uma nação que produza os seus frutos”, para afirmar que esse povo é a igreja, não o Israel geográfico; Israel não é mais central no plano de Deus. Enfatizou que devemos orar pelo fim das guerras em Israel e em todo o mundo, pois elas revelam o pior da natureza humana e pecaminosa, mas não porque haja algo mais especial naquela nação.

 

IGREJA, O ISRAEL ESPIRITUAL

Outros textos do Novo Testamento mostram quem é o “Israel espiritual”. Ao falar sobre a falha do povo da nação israelita da Antiga Aliança, Paulo, ex-judeu, destacou que nem todos os descendentes de Israel são verdadeiramente israelitas (Romanos 9:6-7), indicando que a verdadeira identidade como “israelita” é pela fé em Jesus, o Messias: Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa é que são contados como descendência” (v8).

Ao falar aos Gálatas sobre a importância de ser uma nova criação em Cristo e viver segundo a Palavra de Deus, o apóstolo explicou: “E, a todos os que andarem em conformidade com esta regra, paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre o Israel de Deus.” (Gálatas 6:16).

Por fim, Pedro, um cristão de origem judaica, aplicou um texto do Antigo Testamento que se referia aos israelitas à igreja de Cristo,  o de Êxodo 16:9, mostrando que ela é o “Israel espiritual”, formada por judeus e gentios, o cumprimento das promessas divinas: “Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamar as virtudes daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” (1 Pedro 2:9).

Texto: APC Jornalismo. 

Notícias